Apresentação do Estudo 

Ethics at Work é um estudo, trienal, realizado desde 2005 pelo IBE e que, em 2018, através de uma parceria com a Católica Porto Business School, incluiu pela primeira vez Portugal.

O estudo é elaborado através de um inquérito a uma amostra representativa da população ativa em cada país, onde são analisadas três grandes áreas: a cultura ética (essencial para entender o papel que a ética desempenha na organização e quão profundamente os valores estão enraizados no processo de tomada de decisão); a identificação de riscos éticos (para compreender quais os assuntos que devem ser o foco do programa de ética de uma organização) e o apoio à ética no local de trabalho (para perceber quais são os elementos dos programas éticos das organizações e qual a sua influência no comportamento dos trabalhadores).

Ethics at Work 2024

Os resultados desta edição do estudo serão apresentados em sessão pública na Conferência anual do Fórum de Ética, na tarde de 12 novembro 2024. Reserve a data!

Ethics at Work 2021

Resultados relativos a Portugal

Os portugueses continuam a considerar as organizações onde trabalham honestas (84%), mas continuam a ser dos que mais presenciam más condutas (20%) apesar de menos do que no último estudo. Continuamos também a ser dos países estudados aquele em que as pessoas têm mais dificuldade em reportar as más práticas que presenciam (46%).

Mas melhorámos em todos os mecanismos e instrumentos que fazem parte de um programa abrangente de ética: código (62%), formação (50%) e linhas de speakup (43%) e aconselhamento (43%), apesar de aí haver ainda muito a melhorar.

Os resultados de Portugal foram divulgados na Católica Porto Business School, no âmbito da Conferência ‘A Voz dos Portugueses: Ethics at Work 2021’ cuja gravação pode consultar aqui.

ethics_at_work

Na conferência Guendalina Dondé, Head of Research do IBE fez um enquadramento do estudo, Ana Roque e Helena Gonçalves coordenadoras do Fórum de Ética fizeram uma apresentação dos resultados a que se seguiu o comentário feito em mesa redonda por um painel composto por representantes das quatro empresas patrocinadoras do Fórum (Ageas, Bial, Lipor e Superbock Group) e moderado por Alberto de Castro, Diretor do CEGEA.

Após a conferência houve ainda um jantar debate para gestores com uma intervenção do presidente do IBE, Ian Peters, e uma apresentação dos resultados do estudo na perspetiva da liderança efetuada por Guendalina Dondé.

Resultados Globais
Os resultados globais, estão disponíveis no site do IBE mas avançamos já alguns dos principais resultados:

resultados_ethics
resultados_ethics_2
resultados_ethics_3

Especial - Ethics at Work 2021

“Não existe uma forma certa de fazer o que é errado”

De três em três anos, o Institute of Business Ethics faz um inquérito a uma amostra representativa da população adulta trabalhadora em cada um dos países inquiridos para tentar aferir os principais os progressos ou retrocessos na cultura ética das organizações. Em parceria com o Fórum de Ética da Católica Porto Business School, responsável pela inclusão de Portugal no estudo e que promoveu uma conferência sobre o tema, a newsletter desta semana é inteiramente dedicada a esta complexa temática que, apesar de constar já na agenda de muitas empresas, não é ainda suficientemente eficaz para promover um clima de transparência e o envolvimento da alta direcção, entre outros componentes, tal como seria desejável. 
Assim, e do particular para o geral, o artigo de destaque é dedicado aos resultados alcançados por Portugal, os quais conferem uma excelente oportunidade para os gestores portugueses acederem a um leque alargado de indicadores que lhes permitirá medir o pulso da ética nas suas próprias organizações.
O VER pediu igualmente a Helena Gonçalves e Ana Roque, coordenadoras do Fórum de Ética que, em entrevista, comentassem os pontos positivos (pois também os há) e negativos resultantes desta análise, na qual Portugal participa pela segunda vez. Ainda na conferência já referida, houve lugar para uma mesa-redonda, composta por representantes das quatro empresas patrocinadoras do Fórum, o qual foi moderado por Alberto de Castro, director do CEGEA e que deu origem a um interessante debate, com várias pistas de reflexão para tempos futuros.
E, para uma visão mais abrangente dos vários países analisados, também os resultados dos 13 países em causa foram apresentados e seguidamente comentados por Guen Dondé, Head of Research do IBE.

Ethics at work Portugal na imprensa

Público - Portugueses continuam com dificuldade em reportar más práticas éticas

Ecco - Um em cada cinco portugueses pressionado a “furar” a ética no emprego

Executive Digest - Que pressões sentem os colaboradores nas empresas? Católica discute hoje ética no trabalho 

Human Resources - Que pressões sentem os trabalhadores nas suas organizações? A resposta vai ser revelada nesta conferência 

Mais superior - Católica do Porto promove debate sobre a Ética no Trabalho com base em estudo realizado a nível mundial

Rua Direita - Principais resultados de estudo mundial sobre ética no trabalho apresentados em conferência online

Edições Anteriores 

O primeiro ano em que o estudo foi realizado em Portugal foi em 2018, podendo os resultados, relativos ao nosso país, ser consultados aqui

Em termos gerais as conclusões para Portugal são que os portugueses têm melhor opinião sobre as empresas onde trabalham em matéria de ética dos que os trabalhadores dos outros países estudados, mas, em contrapartida, são dos que mais se queixam de sentir pressão e dos que mais admitem terem presenciado situações duvidosos. Quanto ao reporte de más práticas, são dos que menos assinalam comportamentos menos éticos.

Para ver os resultados, e comparar os resultados de Portugal com os de outros países europeus, pode consultar o estudo europeu completo aqui.

O estudo e os resultados no nosso país tiveram eco nas notícias em Portugal e também noutros países:

PortalVER - Nível de pressão compromete princípios éticos

Público - Portugueses são dos que mais fecham os olhos às falhas éticas no trabalho

Human Resources - Ética no trabalho: Portugal 2018

Bom Dia - Como é a ética de trabalho dos portugueses?

Pressat - Portuguese employees the most ethical in Europe, reveals Institute of Business Ethics’ survey

Boardagenda - Portuguese workers lead on ethics