Empresas e Recrutadores

Recruit our talent

A Católica Porto Business School aposta fortemente na ligação com o tecido empresarial a nível nacional e internacional. Esta aproximação entre a Escola e as empresas e recrutadores é essencial para a promoção do desenvolvimento dos estudantes e constitui uma mais-valia para as empresas que se associam às várias possibilidades de colaboração existentes.

Inscrições abertas ao longo de todo o ano.

Colaborar como júri em disciplinas de projeto da escola?

Pode ser jurado. As Sessões Públicas de Demonstração de Competências ou de Apresentações Finais nas disciplinas de projeto contam com a participação de um Júri externo que é constituído por elementos do tecido empresarial. Estes representantes de empresas disponibilizam-se para colocar questões aos estudantes sobre o trabalho que apresentaram, bem como, para fornecer um feedback personalizado, apontando de forma construtiva os aspetos a melhorar e reforçando os sucessos e conquistas feitas pelos mesmos.

Esta colaboração representa uma manhã ou uma tarde. Este momento é uma oportunidade para os estudantes receberem um reconhecimento e validação externa por parte de representantes de renome do tecido empresarial. Para os empregadores este evento pode igualmente constituir uma ocasião de recrutamento, que se pretende de excelência, bem como uma visível e recompensadora aproximação à Universidade.

Inscrições abertas ao longo de todo o ano.

Programa de Mentoring (2º ciclo)

Pode ser mentor de um atual aluno. O Programa de Mentoring da Católica Porto Business School tem como principal objetivo preparar os atuais estudantes para os desafios que poderão encontrar no mercado de trabalho através da aproximação a profissionais de reconhecido mérito.

Os mentees são estudantes do 2º ciclo da Católica Porto Business School e os mentores são um conjunto de profissionais, maioritariamente nas áreas da economia e gestão, que estabelecem uma relação de proximidade com a Católica Porto Business School enquanto alumni ou parceiros estratégicos. Os mentors podem ser convidados ou inscreverem-se por iniciativa própria.

O papel do mentor é:
- Partilhar o seu percurso, as suas experiências e as opções que marcaram a sua carreira, criando uma relação de proximidade com o mentee;
- Contribuir para um maior conhecimento do mentee ao nível de funções, formações, setores de atividade, desafios futuros, entre outros;
- Facilitar o networking com profissionais da área e sinalizar oportunidades a explorar pelo mentee.

Aos mentores solicita-se o mínimo de 6 momentos de contacto - encontro presencial ou virtual, resposta a e-mails, visita à empresa onde o mentor trabalha, entre outros - num máximo de 6 horas anuais.

Participação, enquanto orador, no Católica Porto Business School Convida Empresas

Pode participar enquanto orador numa aula. O Católica Porto Business School Convida Empresas é mais uma prática de cooperação Universidade-Empresa, em que são convidados oradores externos (representantes de empresas) para apresentar uma experiência ou explorar um determinado tema relacionado com uma disciplina em concreto. Esta iniciativa permite reforçar as pontes entre teoria e prática, mostrando aplicabilidade e pertinência dos conteúdos lecionados.

Inscrições abertas durante todo o ano.

Apoio na realização de visitas a empresas

O objetivo destas visitas é proporcionar aos estudantes oportunidades de exploração vocacional em contexto empresarial. Deste modo, procura-se que os estudantes conheçam diferentes realidades inerentes aos mais diversos setores de atividade. Nestas visitas, as empresas dão a conhecer as suas áreas de atuação e os estudantes podem colocar questões e ver todas as suas dúvidas esclarecidas.
Inscrições abertas durante todo o ano.

Integração da bolsa de profissionais disponíveis para entrevistas de exploração vocacional

Pode ainda apoiar atuais alunos na orientação de carreira. O contacto direto com profissionais da rede de antigos alunos já integrados no mercado de trabalho permite aos estudantes conhecer melhor as possíveis áreas de integração profissional que têm à sua disposição no âmbito da Economia e da Gestão, numa lógica de exploração vocacional e de carreira.

A possibilidade de um estudante entrevistar um profissional e recolher o seu testemunho permite a desconstrução de visões estereotipadas e irrealistas do mercado de trabalho, a realização de escolhas académicas e profissionais mais conscientes e a elaboração de discursos de aproximação diplomado-empresa mais eficazes.

Os antigos alunos podem disponibilizar-se para integrar a bolsa de profissionais a entrevistar. O contacto com os estudantes é mediado pelo Career and Development Office e ocorre mediante a disponibilidade de agenda do profissional.