Certificado de Global Education

A Católica Porto Business School (CPBS) compreende a necessidade crescente dos alunos apresentarem fatores distintivos quando se apresentam ao mercado de trabalho. As competências necessárias a uma carreira de sucesso não se esgotam na excelência da formação académica que nos distingue e o enriquecimento do curriculum é importante e deve ser incentivado. Neste sentido, a CPBS entende ser um fator diferenciador a possibilidade de incluir um documento suplementar ao diploma, designado por Global Education Certificate, (GEC), elementos sinalizadores do empenho e desafios que tenham sido alcançados pelos alunos durante o seu percurso académico.

Com este propósito, a CPBS pretende:

  1. Que o GEC estimule os alunos a terem uma experiência internacional mais profunda e a envolverem-se ativamente em atividades de voluntariado, reforçando a preocupação com o desenvolvimento humano dos alunos e com a formação de pessoas éticas e socialmente responsáveis.
  2. Estimular os alunos a terem uma experiência de formação enriquecedora, que vai muito para além do desempenho académico, envolvendo a participação em estágios, nas diversas atividades de desenvolvimento de competências e noutras atividades extracurriculares.
  3. Utilizar o GEC para sinalizar de forma mais consistente elementos de excelência no percurso acadêmico dos alunos. Estes elementos devem ser identificados previamente (por exemplo, os prémios ou desempenhos de excelência em determinadas disciplinas) e validados administrativamente.

O Certificado

A atribuição do Certificado de Global Education divide-se em dois tipos de componentes:

Componentes obrigatórias

Para obter o certificado, o aluno deverá obrigatoriamente preencher três condições:

  1. Realização de no mínimo 60 ECTS i) ECTS realizados na CPBS em Inglês; ou ii) ECTS realizados fora de Portugal;
  2. Participação em atividades de voluntariado, realizando pelo menos 30 horas de voluntariado, em iniciativas coordenadas pela UDIP/CASO ou que possam ser validadas pela UDIP/CASO.
  3. Ter pelo menos 8 pontos na componente de pontuação.

Componente de pontuação

O aluno deverá obter pelo menos 8 pontos com base em atividades extracurriculares (colocar link para a Tabela 1 em baixo)

Tabela 1 – Atividades consideradas na componente de pontuação

Atividade

Entidade responsável pela certificação

Entidade responsável por carregar informação

Pontos Até ao máximo de

Ser buddy internacional

IO IO  2 4
Realização de estágio em contexto internacional, validado pelo IO IO IO  6 6

Certificado de língua estrangeira para além do Inglês (A1 ou A2)

Education Office Education Office 2 2

Realização de estágio em contexto nacional, coordenado pelo CDO

CDO CDO 5 5
Participação nos workshops de desenvolvimento de competências organizadas pelo CDO (1 ponto por cada workshop) CDO CDO 1 3

Participação nas atividades de coaching organizadas pelo CDO (1 ponto por cada sessão)

CDO CDO 1 3
Participação no programa Mentoria CPBS durante 1 ano letivo

Mentoria CPBS

Global Education Office (GEO)

1 2

Participação em atividades promovidas pela Direção da CPBS (A3ES, EQUIS, etc..)

Direção CPBS GEO 1 2

Participação na Finalíssima de Projeto Multidisciplinar I

Equipa de PMI

GEO 2 2

Participação na Finalíssima de Projeto Multidisciplinar II

Equipa de PMII

GEO 2

Participação na Semana de Projeto (Empower Week), enquanto voluntário

Comunicação CPBS Comunicação CPBS 2 2

Participação na Teen Academy, enquanto voluntário

Comunicação CPBS Comunicação CPBS 2 2

Participação nos Open Days ou noutras iniciativas desenvolvidas pela CPBS

Comunicação CPBS
 

Comunicação CPBS
 

1 2

Participação na Organização e Gestão de grandes eventos e conferências promovidas pela CPBS, enquanto voluntário

Comunicação CPBS
 
Comunicação CPBS
 
1 2
Ser atleta federado durante pelo menos 1 ano ou atleta CPBS

AECPBS/ Education Office

Education Office 1 1

Participação nas Tunas durante pelo menos 1 ano

UDIP UDIP 1 1
Participação em cargos de gestão nas associações ou clubes de alunos (por exemplo: AECPBS, CSC, CIC, CTC, CPS, 2ndHome) durante pelo menos 1 ano Interlocutor UCP GEO 2 2

Envolvimento na iniciativa Aprendizagem-Serviço UCP

UDIP/responsável da UC

UDIP 1 1

Participação na CASO como responsável de área SER +

UDIP/CASO UDIP 5 5

Atividades de voluntariado que não foram contabilizadas na componente obrigatória (1 ponto por cada 5 horas)

UDIP/CASO

UDIP 1 3

Procedimento para obtenção do GEC

É da responsabilidade do aluno solicitar a emissão do certificado através da plataforma desenvolvida para a sua obtenção: disponível aqui

Para além do GEC, o aluno poderá solicitar através da plataforma, a emissão de certificados individuais relativos às atividades que tiver realizado durante a sua licenciatura e que constam da Tabela 1.

No final de cada semestre da licenciatura, o aluno deve reportar as atividades de voluntariado realizadas fora da UDIP/CASO, preenchendo o documento que consta no Anexo 2, e enviando esse documento para a UDIP/CASO. A UDIP/CASO deverá validar as atividades de voluntariado reportadas num prazo de 30 dias após a receção do documento.

O pedido de emissão do GEC poderá ser realizado durante o último semestre da licenciatura ou após a conclusão da licenciatura, podendo ser solicitado até um ano depois da conclusão da mesma. Caso seja solicitado durante o último semestre, a emissão do certificado fica condicionada à conclusão da licenciatura.

Após o pedido de emissão do GEC, através da plataforma, o aluno deve enviar ao Global Education Office (globaledu.cpbs@ucp.pt) os elementos a seguir indicados , devendo confirmar cuidadosamente a informação antes do seu envio:

• a lista das disciplinas realizadas na CPBS em Inglês, com indicação do semestre e do ano em que estas foram concluídas (ou da data prevista de conclusão);

• o Transcript of Records e o Plano de Estudos aprovado pelo Coordenador Acadêmico para a Mobilidade, relativamente à mobilidade internacional realizada;

• as atividades de voluntariado coordenadas pela UDIP/CASO e/ou outras atividades de voluntariado que tenham sido validadas pela UDIP/CASO (ou que possam ser validadas pela UDIP/CASO através do preenchimento do Anexo 2);

• as atividades consideradas na componente de pontuação (ver tabela 1) que tenham sido realizadas durante a licenciatura.

O prazo para a emissão do certificado será até 60 dias após o pedido.