Na passada terça-feira, 12 de novembro, a Católica Porto Business School acolheu a Conferência Anual do seu Fórum de Ética, onde foram debatidos os resultados nacionais do estudo “Ethics at Work 2024”, conduzido pelo Institute of Business Ethics (IBE) em colaboração com a CPBS. O evento, realizado a partir das 17 horas, contou com a presença da deputy director do IBE, Rachael Saunders, que abordou o tema “The employees voice: ethics at work 2024”.
O estudo revelou que um em cada quatro trabalhadores em Portugal (25%) tem conhecimento de comportamentos que violam a lei ou as normas éticas das suas organizações, um aumento face aos 18% registados em 2021. Entre os temas em destaque estão o abuso de autoridade, reportado por 35% dos inquiridos, e o bullying e assédio, mencionados por 32%. Apesar do aumento na consciencialização, um terço dos colaboradores que testemunharam má conduta optaram por não a denunciar, devido ao receio de represálias ou à descrença na atuação das organizações.
A conferência incluiu ainda uma mesa-redonda com moderação de Sofia Salgado, Professora Auxiliar da CPBS, e participação de especialistas de várias empresas portuguesas: João Mouta, diretor de Ética e Compliance do Grupo Ageas Portugal, Raquel Carvalho, diretora da Área Jurídica e Compliance da Altri, e Rita Sousa, head of Ethics and Compliance of EDP and EDP R Group.
Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, destacou ainda uma divisão geracional nas atitudes para denunciar más práticas: 70% dos jovens entre 18 e 34 anos mostram-se mais propensos a reportar preocupações éticas, em comparação com apenas 54% dos colaboradores com mais de 55 anos. Esta análise reforça o papel essencial da ética organizacional e o compromisso da Católica Porto Business School em promover um ambiente de trabalho íntegro e transparente.
A iniciativa sublinha a importância de plataformas de denúncia e da promoção de uma cultura ética sólida nas empresas, reconhecendo que uma abordagem transparente e comprometida é vital para o futuro das organizações.
Sobre o Fórum de Ética da CPBS
O Fórum de Ética é um espaço de encontro que tem como objetivo promover a ética empresarial, através da troca de experiências, da reflexão conjunta e da criação e partilha de conhecimento. Reúne três vezes por ano para reflexão e debate conjunto, partilhando informação com a comunidade através da promoção de artigos e outros recursos. Anualmente, promove um estudo sobre um tema de especial relevância para o contexto nacional que é apresentado numa conferência pública, com um orador internacional. Os estudos nacionais intercalam com o estudo trienal internacional Ehics at Work, do Institute of Business Ethics (IBE), do qual é national partner. Fórum de Ética
Sobre a Católica Porto Business School (CPBS)
A Católica Porto Business School está entre as melhores escolas de negócios do mundo, fazendo parte de um grupo muito restrito, a nível global, de 1% de escolas com distinções de acreditação EQUIS, AMBA e AACSB. Este reconhecimento atesta a excelência de toda a atividade, incluindo Ensino, Investigação e Impacto na Sociedade. A Católica Porto Business School é uma faculdade da Universidade Católica Portuguesa reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento integral de profissionais para uma sociedade sustentável e global, assim como pela produção de conhecimento nas áreas da Gestão e da Economia. https://catolicabs.porto.ucp.pt