Uma das atividades mais significativas do Fórum de Ética é um estudo anual, a apresentar numa conferência pública, sobre um tema de especial relevância no contexto nacional, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre ética organizacional no contexto português.

Em 2021 o estudo anual coincidiu com o estudo trienal, Ethics at Work | Survey of Employees, do Institute of Business Ethics (IBE), de que somos National Partner desde 2018. Está já agendada para novembro a apresentação da edição de 2024. Saiba mais aqui. Em 2023 o tema foi Ética e Diversidade Geracional no Trabalho e em 2022 Ética e Trabalho Hibrido.


Ética e Diversidade Geracional no Trabalho (2023)

“Ética e Diversidade Geracional no Trabalho” foi o tema do estudo anual do Fórum de Ética, em 2023. Numa primeira fase, o estudo deu origem a um relatório de inquérito “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho: olhares de quatro gerações” e posteriormente a um novo  livro coletivo “Diversidade Geracional: (Des)Encontros?”.

Os primeiros resultados deste estudo foram divulgados na Conferência Anual do Fórum de Ética, que ocorreu a 17 de outubro de 2023, na Católica Porto Business School. 

“Equipas multigeracionais melhoram a produtividade? Os 50 anos trazem novas preocupações no trabalho? Há diferenças entre gerações face à idade percecionada e idade real? O que é que cada geração valoriza mais no local de trabalho? As diferentes gerações sabem o que é o “idadismo”?”

Estas foram algumas das questões debatidas durante a apresentação do  estudo anual do Fórum de Ética sobre “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho”.

Entre os dados preliminares apresentados, as respostas recolhidas entre os participantes revelaram, por exemplo, que a maioria dos jovens adultos (18 a 30 anos) sente pressão para mostrar o que vale em virtude da sua idade (70%). Já nas pessoas com mais de 60 anos, quase metade (43%) tem trabalhado com mais empenho para superar as expectativas que as pessoas têm de si, enquanto representantes de uma dada geração.

Para complementar este inquérito e dar espessura à reflexão ética através da integração de diferentes vozes, espaços e tempos subjacentes às narrativas publicamos "Diversidade Geracional: (Des)Encontros?", o segundo Livro Coletivo do Fórum de Ética. Trata-se de “um livro pensado como um laboratório de experiência em pensamento, como espaço de leitura crítica e como ferramenta para promover a reflexão ética nas organizações”. A primeira sessão de apresentação do livro foi dia 23 de maio de 2024, assista ao vídeo abaixo. 

Relatório final

LIVRO COLETIVO

Testemunhos

 


Especial VER - Ética Diversidade Geracional no Trabalho 2023

Especial “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho”

O Fórum de Ética da Católica Porto Business School escolheu a diversidade geracional no trabalho como tema para a habitual realização do seu Estudo e Conferência Anual. Neste Especial, apresentamos o processo de criação deste estudo, as perspectivas de Piet Naudé e Luísa Lopes, oradores convidados para a conferência em causa, os principais resultados do relatório de um inquérito realizado a mais de mil trabalhadores e o interessante debate resultante de uma mesa-redonda sobre a mesma temática. Porque é uma realidade incontornável nos locais de trabalho da actualidade, porque a todos nós diz respeito e porque há que reflectir e agir para atingir uma saudável coexistência de quatro gerações no mesmo ambiente laboral, os artigos que se seguem são de leitura obrigatória.


Ética e Trabalho Híbrido (2022)

Em 2022, o tema escolhido foi “Ética e Trabalho Híbrido” e deu origem ao Livro ColetivoProximidades e Distâncias: desafios éticos do trabalho híbrido e ao relatório do inquérito Ética e Trabalho Híbrido: no Rescaldo da Pandemia apresentados na conferência “Ética e Trabalho Híbrido: Reflexos e Reflexões” que teve lugar a 22 novembro na Católica Porto.

Este é um estudo exploratório de um tema complexo e multidimensional, mas incontornável. De facto, praticamente todos os estudos sobre trabalho remoto ou híbrido preveem que, num futuro próximo, haverá necessariamente flexibilidade no desenho de modelos que permitam trabalhar a partir de casa e, por isso, as interações entre os membros da organização mudarão em frequência, tempo e método, com implicações profundas na gestão da ética e da compliance.

Este estudo pretende apoiar as organizações na identificação de oportunidades, criar linhas de orientação para (re)imaginar o futuro da força de trabalho e o das organizações e contribuir para fazer emergir espaços de trabalhos (mais) humanizados, mais éticos.

Conferência Ética e Trabalho Híbrido: Reflexos e Reflexões (22.11.2022)

Agenda:
17h00 Boas-vindas: Rui Sousa, Dean da Católica Porto Business School 
17h10 Apresentação do Fórum de Ética: Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum
17h20 Ethical Hybrid Workplace: Challenges and Opportunities, Muel Kaptein, Erasmus University Rotterdam
18h00 Enquadramento e apresentação do Estudo “Ética e Trabalho Híbrido”: Helena Gonçalves, Helena Gil da Costa, Henrique Manuel Pereira e Susana Magalhães, coordenadores do Estudo

  •  Resultados do Inquérito “Ética e Trabalho Híbrido: no Rescaldo da Pandemia”
  •  Livro Coletivo “Ética e Trabalho Híbrido: Proximidades e Distâncias”

18h30 Mesa-redonda “Ética e Trabalho Híbrido: Perspetivas em Diálogo”: moderação de Sofia Salgado Pinto, docente da CPBS, Administradora Independente em empresas cotadas 

  • Gonçalo Quadros, Fundador e Chairman da Critical Software
  • José Teixeira, Presidente do Conselho de Administração do DST Group
  • Maria Manuel Araújo Jorge, Investigadora no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Sofia Reis Jorge, Administradora da ALTRI 

19h30 Encerramento: Isabel Braga da Cruz, Presidente do Centro Regional do Porto da UCP
 

Numa segunda fase, a 16 de maio de 2023, reunindo abordagens, visões e experiências sobre o tema "Ética e Trabalho Híbrido", foi lançado o documentário “O Melhor de Dois Mundos?”

Complementando o Relatório do Inquérito: “Ética e Trabalho Híbrido: no Rescaldo da Pandemia”, o documentário de Henrique Manuel Pereira,  "O Melhor de Dois Mundos?", com os olhos postos no futuro, questiona o trabalho presencial e remoto, com base em testemunhos empresariais.

Neste dia, foi também apresentada uma nova versão do Livro Coletivo, em papel e em e-book. A construção do Livro Coletivo  “Ética e Trabalho Hibrido: Proximidades e Distâncias”, a primeira obra da Coleção do Fórum de Ética, da UCP Editora, foi pensada como uma janela aberta, um espaço de escuta, que se vai alargando à medida que é lido. As narrativas recolhidas, através do convite à reflexão sobre a experiência ética, portanto relacional, que cada um viveu, vive ou irá viver em contexto de trabalho híbrido, podem ser laboratório de experiência em pensamento para cada um dos leitores. Como todas as boas histórias, a história deste livro tem um início, mas não um fim, na medida em que se convida o leitor a escrever (e a partilhar) as suas próprias reflexões. 

Nesta sessão de maio, foi ainda revelado o tema do próximo estudo - “Ética e Diversidade Geracional do Trabalho” - e a data da Conferência Anual, a realizar a 17 de outubro de 2023. 

Especial VER - Ética e Trabalho Híbrido 2022

Esta edição especial é fruto de um longo trabalho realizado durante o ano de 2022, como explica a coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, Helena Gonçalves, que culminou com a conferência “Ética e Trabalho Híbrido: Reflexos e Reflexões”, um evento rico em informação, testemunhos e debate. O orador internacional Muel Kaptein, especialista em Ética, deu o mote, e em entrevista, expressa a sua visão sobre os benefícios e danos possíveis inerentes ao modelo híbrido, alertando para uma diminuição da transparência e para o aumento das fraudes nas organizações. De leitura obrigatória são os resultados do inquérito “Ética e Trabalho Híbrido: no rescaldo da pandemia”, cujo resumo do relatório encontra aqui, podendo aceder ao mesmo na íntegra. Um outro “produto” resultante deste estudo exploratório foi umlivro colectivo”, com belíssimas ilustrações a acompanhar um conjunto de histórias testemunhais de leitura obrigatória. Por fim, um resumo da mesa-redonda que contou com a presença de Gonçalo Quadros, José Teixeira, Maria Manuel Araújo Jorge, Sofia Reis Jorge e com a moderação de Sofia Salgado. 

Ética e Trabalho Híbrido na Imprensa

TSF - Pós-pandemia: maioria dos trabalhadores prefere modelo de trabalho híbrido

Human Resources - Esmagadora maioria dos colaboradores estão satisfeitos o trabalho híbrido. Há um motivo que se destaca (e não é o worklife balance)

Sábado - Trabalho presencial ou híbrido? "Empresas têm de ouvir cada trabalhador" 


Ethics at Work  (2021)

Em 2021 o estudo anual coincidiu com o estudo trienal, Ethics at Work | Survey of Employees, do Institute of Business Ethics (IBE), de que somos National Partner desde 2018. Saiba mais aqui. Está já a ser preparada a edição de 2024.


Desafios éticos em tempo de pandemia (2020)

Estudo desenvolvido pelo Fórum de Ética, com o objetivo de fazer um retrato do modo como a crise gerada pela pandemia COVID-19 foi vivida do ponto de vista ético nas organizações, em 2020.

Para tal, realizou-se um inquérito através do qual se tentou perceber como foi vivido o tempo da pandemia, que eventuais angústias trouxe, quais as decisões mais difíceis de tomar e a forma como se foi dando resposta a todas as novas questões com que se depararam dirigentes e trabalhadores.

Os resultados do estudo foram apresentados em outubro num artigo no Portal VER - A ética nas empresas em tempos de pandemia – resultados do inquérito  e indicam que mais de metade (53%) das pessoas que responderam ao inquérito considera que teve mais desafios éticos durante o período de confinamento e que esse desafios estão maioritariamente ligados com as questões ligadas à conciliação do trabalho com a família (no caso das chefias é não só a sua família mas também a dos colaboradores) e as questões da equidade. Muito referido nas respostas abertas sobretudo pelas chefias, destaca-se ainda o conhecimento, e por vezes a necessidade, de dar respostas diferentes às situações particulares de alguns trabalhadores, de dar atenção à pessoa.

Artigos sobre o estudo:

Portal VER - Desafios éticos em tempos de Pandemia

Portal VER - A importância de (re)conhecer emoções

Portal VER - Ética pós-covid: obrigatório repensar

Dinheiro Vivo - Estudo: Pandemia aumentou desafios éticos nas empresas;

Jornal Económico - Ética no mundo VUCA

Human Resources - A ética nas empresas em tempos de pandemia

 

Numa segunda fase, a 16 de maio de 2023, reunindo abordagens, visões e experiências sobre o tema "Ética e Trabalho Híbrido", foi lançado o documentário “O Melhor de Dois Mundos?”. Neste dia, foi também apresentada uma nova versão do Livro Coletivo, em papel e em e-book. 

Neste dia foi ainda revelado o tema do próximo estudo - “Ética e Diversidade Geracional do Trabalho” - e a data da Conferência Anual, 17 de outubro de 2023. 

Complementando o Relatório do Inquérito: “Ética e Trabalho Híbrido: no Rescaldo da Pandemia”, o documentário de Henrique Manuel Pereira,  "O Melhor de Dois Mundos?", com os olhos postos no futuro, questiona o trabalho presencial e remoto, com base em testemunhos empresariais.

A construção do Livro Coletivo  “Ética e Trabalho Hibrido: Proximidades e Distâncias”, a primeira obra da Coleção do Fórum de Ética, da UCP Editora, foi pensada como uma janela aberta, um espaço de escuta, que se vai alargando à medida que é lido. As narrativas recolhidas, através do convite à reflexão sobre a experiência ética, portanto relacional, que cada um viveu, vive ou irá viver em contexto de trabalho híbrido, podem ser laboratório de experiência em pensamento para cada um dos leitores. Como todas as boas histórias, a história deste livro tem um início, mas não um fim, na medida em que se convida o leitor a escrever (e a partilhar) as suas próprias reflexões.