O Fórum de Ética da Católica Porto Business School está a promover um inquérito nacional sobre liderança ética no trabalho, no âmbito do seu estudo anual. O questionário, disponível online até 15 de outubro, destina-se a todos os que trabalham ou trabalharam em organizações, incluindo reformados ou desempregados.
A escolha do tema resulta da convicção de que as lideranças têm um papel determinante na promoção de culturas organizacionais assentes na ética. "Os líderes não inspiram apenas a fazer o que é certo, mas também a refletir sobre a forma de Ser e Estar. Pelo exemplo, podem orientar políticas, tomar decisões éticas e comunicar expectativas claras", explica a coordenadora do Fórum de Ética, Helena Gonçalves.
Para si, o enfoque na liderança ética surge num momento em que as empresas enfrentam pressões crescentes ligadas à sustentabilidade, diversidade, tecnologia e transparência. Nesse contexto, torna-se essencial avaliar até que ponto os líderes estão preparados para assumir a ética como prioridade e para criar condições que promovam a confiança dentro das organizações.
Os resultados do inquérito serão apresentados a 20 de novembro, durante a conferência anual do Fórum. O encontro contará com a participação de José Teixeira, CEO do Grupo DST, na palestra inicial, e uma mesa-redonda com gestores portugueses, moderada por Sofia Salgado, docente da Escola. A abertura vai estar a cargo do diretor da Católica Porto Business School, João Pinto, e o encerramento pela pró-reitora da UCP e presidente do Centro Regional do Porto, Isabel Braga da Cruz.
O inquérito “Liderança Ética” está disponível aqui. O preenchimento demora cerca de dez minutos, é anónimo e os dados recolhidos serão tratados com total confidencialidade.
