Modelo de Governação

CPBS_edificio

As atividades centrais da escola estão organizadas através das seguintes áreas:

1. Ensino e Aprendizagem. Cada um dos três tipos de programa oferecidos pela Escola - licenciaturas, mestrados e formação executiva - é supervisionado por um elemento da Direção. Por sua vez, cada curso tem um diretor académico, responsável pela coordenação académica e pedagógica do programa.

2. Serviço e Responsabilidade Social. A Escola desenvolve uma série de iniciativas associadas ao serviço e responsabilidade social que são orgânicas. Os serviços de consultoria à comunidade externa são prestados pela unidade de consultoria da Escola (CEGEA).

3. Educação Global. A Escola promove o conceito de Educação Global, que perspetiva a sociedade como um sistema multidimensional, complexo e interligado, influenciado por forças económicas, culturais, políticas e ambientais em todo o mundo, e fazendo face a desafios de ética e sustentabilidade.

4. Corpo Docente. A Faculdade está organizada em dois departamentos académicos - Gestão e Economia.

Estas áreas são apoiadas por um conjunto de Serviços Profissionais. A Escola dispõe, também, de uma panóplia diversificada de entidades de consulta e/ou deliberação universitária, incluindo os Conselhos Científico e Pedagógico, o Conselho Consultivo Académico e o Conselho Consultivo Institucional.

Direção

A Direção da Católica Porto Business School é constituída por um Diretor, João Pinto, (Executive Education, Corporate Engagement e Fundraising), um Vice-Diretor, Paulo Alves (Staff, Management Control, Accreditations and Ranking e Master Programmes), e por 4 Diretores Adjuntos: Ana Lourenço (Faculty), Conceição Silva (Research, Innovation e Sustainability), Helena Correia (Undergraduate Education) e Alexandra Leitão (Global Education). 

A Direção tem funções deliberativas e executivas, sendo responsável pela definição estratégica e sua implementação, gestão académica e de staff, e gestão financeira e orçamental da faculdade. 

Investigação

A Católica Porto Business School dispõe de uma unidade de investigação fundamental e três unidades de transferência de conhecimento.

O Centro de Investigação em Gestão e Economia (CEGE), reconhecido nacionalmente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), é responsável pela investigação fundamental da Escola.

A investigação aplicada, por sua vez, é desenvolvida por três centros de transferência de conhecimento orientados para áreas de particular força de investigação na escola: LEAD.Lab (Leadership Lab), S.Lab (Service Management Lab) e InSuRe.Hub (Innovation in Sustainability and Regeneration Hub).

  • LEAD.Lab - Leadership Lab: é um centro de transferência de conhecimento em liderança e tem como objetivo fundamental gerar conhecimento nesta área, através de um processo de duplo sentido: o conhecimento emergente da investigação realizada nas organizações é divulgado/transferido para as mesmas.
     
  • S.Lab – Service Management Lab: é um centro de transferência de conhecimento em gestão de serviços e tem como principal objetivo produzir e transferir conhecimento para aumentar a produtividade, qualidade e inovação em indústrias e tarefas relacionadas com serviços.
     
  • ​InSuRe.Hub - Innovation in Sustainability and Regeneration Hub: resulta da mobilização da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, através das suas escolas Católica Porto Business School e Faculdade de Biotecnologia, e da Planetiers New Generation, juntamente com um conjunto de entidades nacionais e internacionais. Tem como principal objetivo criar um ecossistema internacional de conhecimento transdisciplinar que promova soluções de negócios de âmbito circular, sustentável e regenerativo, alimentadas por tecnologias disruptivas. 

CEGEA - Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada

O CEGEA (Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada) engloba a prestação de serviços de consultoria e projetos, em diversas áreas de Economia e Gestão, orientados para a comunidade externa, aliando a capacidade de investigação e a independência universitárias com a atenção ao cliente, própria de uma empresa de consultadoria.

Dentro do CEGEA, temos ainda o Fórum de Ética, um centro de reflexão e espaço de encontro que tem como objetivo promover a ética empresarial e nas organizações, através da troca de experiências, da reflexão conjunta e da criação e partilha de conhecimento. 

Conselho Científico

O Conselho Científico, presidido por Nuno Martins, é o organismo que reúne os docentes de carreira, tendo funções consultivas e funções deliberativas em assuntos de caráter científico.

Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico, constituído por representantes dos estudantes e professores, reúne perspetivas sobre o percurso curricular, a qualidade dos serviços pedagógicos e as principais preocupações relativamente ao ensino e ao volume de trabalho. O Presidente deste Conselho é o Diretor Adjunto para o primeiro ciclo. 

Departamentos

A Escola está organizada em 2 departamentos - Gestão e Economia - que, por sua vez, compreendem uma série de áreas temáticas. O Diretor do Departamento de Economia é Leonardo Costa. Já o Diretor do Departamento de Gestão é Pedro Duarte Silva. 

Conselho Consultivo Institucional

O Conselho Consultivo Institucional integra um grupo de líderes empresariais e da sociedade em geral, nacionais e internacionais. Este Conselho informa a Direção da Escola nas suas decisões estratégicas, contribuindo para fortalecer os laços com a sociedade.

Composição do Conselho Consultivo Institucional:
- Carlos Costa (Chair): Vice-Presidente Honorário, Banco Europeu de Investimento
- Alexandre Meireles: Presidente, Associação Nacional dos Jovens Empresários
- António Rios Amorim: CEO, Corticeira Amorim; Presidente, COTEC
- Armindo Monteiro: Presidente, Confederação Empresarial de Portugal
- Isabel Furtado: CEO, TMG Automotive; 
- José Massano: Governador do Banco Nacional de Angola
- Luís Miguel Ribeiro: Presidente, Associação Empresarial de Portugal
- Manuel Alves Monteiro: Administrador não-executivo de empresas
- Marta Luiz: Representante dos Alumni 

Conselho Consultivo Académico

Este conselho inclui reputados Deans, Diretores e académicos de escolas internacionais que aconselham a Escola em matérias do foro académico.

Composição do Conselho Consultivo Académico:
- Piet Naudé (Chair), Full Professor, Stellenbosch Business School (South Africa)
- Ann Vereecke, Full Professor, Vlerick Business School (Belgium)
- Cristina Thomsen, Full Professor, ESADE (Spain)
- Mark Schankerman, Full Professor, London School of Economics (United Kingdom)
- Vanina Farber, Elea Professor for Social Innovation, IMD - Institute for Management Development (Switzerland)

Serviços Profissionais

Os serviços profissionais compreendem:

Gabinete de Educação: cursos conferentes de grau;

Unidade de Educação Executiva: educação executiva e programas de MBA;

Gabinete de Educação Global: promoção da educação global e da internacionalização da Escola;

Career and Development Office: incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, articulação com o mercado de trabalho e relação com Alumni;

Gabinete de Marketing e Comunicação: criação de valor e consolidação da imagem e posicionamento da marca da escola junto dos públicos internos e externos;

Melhoria da Qualidade: gestão da qualidade do ensino e da aprendizagem, bem como das acreditações e dos rankings;

Gabinete de Investigação e Consultoria: apoio ao centro de investigação, laboratórios e unidades de consultoria.