A liderança é paixão e desafio. É paixão porque permite prosseguir objetivos que, de outro modo, seriam dificilmente alcançáveis. Pode ser uma fonte de progresso – para o líder, os liderados, a organização e a comunidade. É desafio porque exige esforço e sabedoria, amor e exigência, controlo e liberdade, empatia e distância, coragem e prudência, perseverança e capacidade de interromper cursos de ação, humildade e ambição. E, porque não há líderes perfeitos, a liderança é também um trabalho de equipa. Este programa ajuda os participantes a abraçar ambos: paixão e desafio.
Objetivos
O programa pretende desenvolver competências sociais-relacionais. Ajuda também a desenvolver competências de liderança pessoal, permitindo que o/a líder se lidere a si próprio/a. Através de um diagnóstico 360º (“A minha liderança”), cada participante melhora o conhecimento de si próprio/a e acede a uma sessão de coaching personalizado.
Pretende-se dar resposta às seguintes questões: Qual a diferença entre gestão e liderança? Que competências são necessárias para ascender a patamares superiores de liderança? Como liderar equipas para que estas aprendam e se excedam? Como fazer uso do poder? Porque descarrilam os líderes?
Destinatários
• Líderes que pretendem desenvolver competências sociais-relacionais e de liderança pessoal.
• Líderes intermédios que pretendem progredir na carreira de liderança.
• Colaboradores com funções técnicas que se preparam para exercer funções de liderança.