Global Ethics Day 2023 | 18 de outubro

Católica Porto Business School Global Ethics Day 18 Oct 2023

A Católica Porto Business School, conforme habitual, assinala mais um Global Ethics Day. Este ano, o mote é "Ethics Empowered: using the power of ethics to build a better world".

Esta celebração anual tem como objetivo convocar indivíduos, escolas, empresas, governos, organizações sem fins lucrativos, entre outros, com a certeza de que, juntos, podemos aumentar a sensibilização para a ética e trabalhar para abordar as questões mais críticas que a sociedade enfrenta.

É também com esta convicção que, no Fórum de Ética da Católica Porto Business School, promovemos a ética empresarial através da troca de experiências, da reflexão conjunta e da criação e partilha de conhecimento. Este é, portanto, um espaço de reflexão regular de assuntos que levantam questão éticas mas também de criação de conhecimento.

Para isso, promovemos anualmente um estudo um tema de especial relevância para o contexto nacional. Em 2022, focamo-nos no Trabalho Híbrido; em 2023, abordamos a Diversidade Geracional no Trabalho. Os primeiros resultados deste último estudo foram ontem apresentados, durante a Conferência Anual do Fórum de Ética. Foi uma sessão rica em reflexões e partilhas, com vários convidados especiais e intervenções.

Hoje, e para promover o poder da ética na construção de um mundo melhor, partilhamos, em formato aberto, os três elementos do estudo “Ética e Trabalho Hibrido”, que permitirão pensar sobre esta temática a partir de uma abordagem mais normativa e procedimental - PENSAR SOBRE ÉTICA - e, simultaneamente, integrar a espessura das situações vividas por cada um dos envolvidos nesse mesmo espaço reflexivo - PENSAR COM ÉTICA.

Poderá aceder a cada elemento, clicando abaixo:

Relatório do inquérito "Ética e Trabalho Híbrido: no Rescaldo da Pandemia".

Livro Coletivo “Ética e Trabalho Híbrido: Proximidades e Distâncias”

DOCUMENTÁRIO "O MELHOR DE DOIS MUNDOS?"

Trata-se, portanto de um conjunto de ferramentas, que as diferentes organizações podem usar, sempre que queiram promover espaços seguros de reflexão ética sobre trabalho híbrido.

Neste dia, e como forma de celebração da importância da Ética, deixamos também um convite à ação:

"Partilhe o Livro Coletivo "Ética e Trabalho Híbrido: Proximidades e Distâncias” com os seus colegas e agende uma sessão de reflexão e debate sobre Trabalho Híbrido, após visualização conjunta, durante 30 minutos, do documentário O Melhor de Dois Mundos?” (se precisar de nós contate-nos).

E participe no próximo Livro Coletivo sobre Diversidade Geracional no Trabalho, enviando-nos narrativas  (que podem ser escritas individualmente ou em equipa) até 15 de janeiro. As narrativas serão analisadas por um júri para integração no livro e atribuição ao(s) autor(es) da melhor narrativa de um prémio, uma bolsa de 90% do valor da inscrição num dos cursos executivos sobre Ética & Compliance da Católica Porto Business School."

Helena Gonçalves e Susana Magalhães, Fórum de Ética

Helena Gonçalves e Susana Magalhães FE_Católica Porto Business School