Convidamo-lo cordialmente a participar no próximo seminário CEGE4ALL: Markets & Policy, a cargo de Peter Verhoef (Universidade de Groningen), sobre “O impacto das alegações nutricionais no comportamento de compra de produtos alimentares”.
Local: Católica Porto Business School, Edíficio Américo Amorim, Sala EAA001
Data: 25 de novembro
Horário: 12h às 13h
Este seminário será realizado num formato híbrido.
Poderá assistir presencialmente (sala EAA001) ou online.
O registo é obrigatório. Por favor, inscreva-se na ligação abaixo até 24 de novembro, indicando se vai participar presencialmente ou em linha. A ligação Web será enviada por correio eletrónico aos participantes online após o registo.
Perante a crescente importância dada à saúde, os fabricantes tentam persuadir os consumidores através da utilização de alegações nutricionais nas suas embalagens. Embora a investigação experimental sugira que essas alegações influenciam o comportamento do consumidor de diferentes formas, ainda não se sabe se, e em que medida, têm efeito em situações reais de supermercado com grandes quantidades de informação para processar. Neste estudo, os autores investigam o efeito da presença (sublinhando a presença de um ingrediente saudável) e da ausência de alegações nutricionais (sublinhando a ausência de um ingrediente não saudável) no comportamento de compra dos consumidores, utilizando dados de compras de 17 categorias de produtos no scanner doméstico do Reino Unido durante os anos 2009-2012.
Peter C. Verhoef (1972) é diretor da Faculdade de Economia e Gestão desde junho de 2019 e é pró-reitor da Universidade de Groningen. É também Professor de Marketing . É o fundador e foi diretor da University of Groningen Business School (UGBS) . É o fundador e foi diretor do Groningen Digital Business Centre. Obteve o seu doutoramento em 2001 na Faculdade de Economia da Universidade Erasmus de Roterdão, Países Baixos. Os seus interesses de investigação dizem respeito à gestão de clientes, fidelização de clientes, questões multicanais, gestão de categorias e comportamento de compra de produtos biológicos. Tem publicado extensivamente sobre estes temas. As suas publicações de impacto apareceram em revistas como o Journal of Marketing, Journal of Marketing Research, Marketing Science, International Journal of Research in Marketing, Harvard Business Review, Marketing Letters, Journal of Consumer Psychology, Journal of the Academy of Marketing Science e Journal of Retailing. O seu trabalho foi galardoado com o prémio Donald R. Lehmann para o melhor artigo baseado em dissertação no Journal of Marketing e no Journal of Marketing Research em 2003, o prémio Harald M. Maynard para o melhor artigo publicado no Journal of Marketing e o prémio Sheth para o impacto a longo prazo do Journal of Marketing em 2013 e 2021. Em 2020, ganhou o prémio Steenkamp de impacto a longo prazo do International Journal of Research in Marketing. Recebeu também os prémios de melhor artigo do Journal of Retailing e do Journal of Interactive Marketing. Atualmente, é membro do conselho editorial do Journal of Marketing, do Journal of Retailing, do Journal of the Academy of Marketing Science e do Journal of Interactive Marketing. Foi editor de área da Marketing Science e do Journal of Marketing Research e é editor sénior do International Journal of Research in Marketing. É considerado um investigador altamente citado de acordo com a Web of Science. Tem uma vasta experiência de ensino para estudantes de licenciatura, pós-graduação e doutoramento. Também está envolvido no ensino de executivos, contribuindo para vários programas executivos. É o fundador do Customer Insights Center, da Universidade de Groningen. Atualmente, é também membro académico do Marketing Science Institute em Boston (www.msi.org) e é membro da EMAC. Foi copresidente da conferência EMAC 2017 em Groningen.