CEGE4ALL: “Challenges and Opportunities in International Marketing: Mastering Uncontrollable Factors”

Segunda-feira , 03 de Março 2025 - 11:45

Católica Porto Business School, Américo Amorim Building, EAA001

Portugal
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Está convidado a assistir ao próximo seminário CEGE4ALL: Markets & Policy, por María Dolores De Juan Vigaray, sobre “Challenges and Opportunities in International Marketing: Mastering Uncontrollable Factors”

Local: Católica Porto Business School, Edíficio Américo Amorim, Sala EAA001
Data: 3 de março
Horário: 11h45 - 12h45
Formato: híbrido (online ou presencial), em inglês

A inscrição é obrigatória. Por favor, inscreva-se no link abaixo até 2 de março, indicando se vai participar presencialmente ou online. 

REGISTO

No campo do marketing internacional, os fatores incontroláveis representam elementos externos fora do controlo direto das empresas que impactam significativamente a eficácia das estratégias de marketing nos mercados globais. Estes elementos incluem factores políticos, económicos, tecnológicos, culturais, sociais, geográficos e infra-estruturais, que variam entre mercados e requerem ajustes específicos para cada contexto. Ao contrário do marketing nacional, os profissionais de marketing internacional enfrentam a complexidade adicional de gerir estes “factores incontroláveis” tanto no ambiente nacional como, normalmente, em vários mercados estrangeiros. A compreensão e a adaptação a estas variáveis incontroláveis são cruciais para o sucesso da internacionalização de uma empresa, uma vez que ajudam a evitar erros que têm origem no etnocentrismo ou na aplicação inconsciente de pontos de referência culturalmente tendenciosos. Este desafio leva as empresas a desenvolver estratégias flexíveis e globalmente conscientes, equilibrando a standartização e a adaptação cultural nos seus programas de marketing.
 

María Dolores De Juan Vigaray

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É doutorada em Marketing, professora associada de Marketing na Faculdade de Economia e Administração de Empresas da Universidade de Alicante (Espanha) e professora assistente convidada na IÉSEG School of Management, em França. Ensina Princípios de Marketing, Retalho e Gestão Omnicanal a estudantes de licenciatura e mestrado. Colaborou com a Universidade da Florida, a Universidade de Lamar e a Universidade de Missouri (EUA), a Southampton Business School SSU (Reino Unido) e escolas de gestão espanholas, incluindo a ESIC (Madrid) e a ESADE (Barcelona). Escreveu livros em espanhol, “La promocion de ventas”, “Comercialización y Retailing: Distribución comercial aplicada” e "Valores y estilos de vida de los consumidores: Cómo entenderlos y medirlos". O seu trabalho de investigação centra-se na área do comportamento do consumidor e do turista nas compras e no retalho e na inovação educativa. María Vigaray também publicou artigos sobre retalho e comportamento do consumidor em revistas internacionais, incluindo o Journal of the Academy of Marketing Science, o Journal of Consumer Psychology, Current Issues in Tourism e o Journal of Tourism Management.

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