Tese de Mestrado sobre "Criação de Valor no Controlo de Rede" é premiada pela APLOG

Segunda-feira, Julho 24, 2023 - 12:39

João Carlos Simões Lopes, mestre em Gestão pela Católica Porto Business School, recebeu este mês o prémio PEL Academia 2023, atribuído à sua tese "Criação de Valor no Controlo de Rede: o caso do Porto de Aveiro". A distinção, atribuída pela Associação Portuguesa de Logística (APLOG), reconhece projetos académicos aplicados ao setor da logística em Portugal.

Sob orientação do professor Luís Marques, a tese do aluno abordou um tema de grande relevância para o setor logístico: a criação de valor em redes mistas, compostas por organizações públicas e privadas. Este trabalho analisou os desafios enfrentados por estas redes, mostrando que as organizações não atuam de forma coletiva para a maximização do valor comum, procurando, muitas vezes, maximizar os seus próprios interesses individuais, o que pode prejudicar a criação de valor total para a rede.

Para a compreensão desta problemática, o estudo incidiu sobre o Porto de Aveiro, que é um exemplo de uma rede mista, composta por organizações públicas e privadas que estabelecem relações inter-organizacionais entre si. Por sua vez, estas interações trazem problemas de ação coletiva, que exigem a intervenção de um coordenador responsável por maximizar a criação de valor para a rede, utilizando mecanismos de controlo de gestão.

A Católica Porto Business School enaltece o talento e a dedicação do aluno, cujo trabalho permitiu uma análise aprofundada sobre o papel dos coordenadores de rede mista na maximização do valor criado para a rede, com insights valiosos para o setor da logística em Portugal.