Rui Soucasaux Sousa, docente e diretor do S.Lab - Service Management Lab da Católica Porto Business School, foi convidado a coordenar o Seminário Doutoral EDEN em Metodologias de Investigação em Gestão de Operações, no European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM), em Bruxelas, que decorreu entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Criado há mais de 20 anos, o Seminário Doutoral EDEN foi projetado para dar resposta a estudantes de doutoramento em Gestão de Operações. O programa abordou os quatro principais métodos empíricos de pesquisa utilizados na área de Gestão de Operações, com o objetivo de fornecer ‘insights’ aos participantes sobre os pontos fortes e fracos de cada um e em que casos devem utilizar as diferentes metodologias.
O seminário tornou-se uma iniciativa de referência na formação ao nível de doutoramento na Europa, tendo já envolvido mais de 600 estudantes, que mais tarde assumiram cargos académicos em prestigiadas escolas de negócios. O EIASM é uma rede internacional de pesquisa e ensino em gestão que reúne mais de 70.000 cientistas de gestão de todo o mundo.
Rui Soucasaux Sousa é Doutorado em Gestão de Operações pela London Business School e Mestre em Investigação Operacional pela Universidade de Lancaster. O seu trabalho de investigação tem recebido vários prémios internacionais e tem sido publicado nas mais prestigiadas revistas científicas da especialidade. Em outubro de 2023, foi um dos investigadores no Top Mundial dos mais citados, segundo a Universidade de Stanford. Para além da investigação, realizou projetos para organizações como a Siemens, EDP, Sonae, Ministério das Finanças, entre outras. Foi também diretor da Católica Porto Business School, entre 2020 e 2023, e docente em várias business schools nacionais e internacionais, como a London Business School, London School of Economics, European Institute for Advanced Studies in Management (Bruxelas) e outras.