António Ramalho, ex-CEO do Novobanco, passou esta semana a integrar a equipa da Católica Porto Business School (CPBS) como Industry Fellow da Área de Banca e Financiamento.
Com o convite a António Ramalho, a CPBS assume a ambição de reforçar a sua formação de executivos na área financeira, numa altura em que a subida da taxa de juros vai trazer novos e importantes desafios às empresas portuguesas.
“O convite ao Dr. António Ramalho, também ele formado na Universidade Católica, pretende complementar o conhecimento de ponta da nossa Escola na área de Finanças, com uma forte ligação à prática, constituindo um centro de competências ao serviço das empresas e executivos”, explicou o Dean da CPBS, Rui Soucasaux Sousa.
António Ramalho tem 35 anos de experiência bancária, tendo sido administrador financeiro dos bancos do Grupo Champalimaud nos anos 90 (Sotto Mayor, Totta e Açores, Crédito Predial e Chemical Finance) e, posteriormente, do Grupo Santander em Portugal, além de vice-presidente do Millennium BCP.
Nos últimos seis anos foi CEO do novobanco, liderando a equipa responsável pela sua restruturação e recuperação. Além da experiência na Banca, António Ramalho foi igualmente responsável pela gestão de diversas empresas públicas e privadas, com destaque para a presidência da CP–Comboios de Portugal, Unicre e Infraestruturas de Portugal.
“Foi um convite que aceitei sem hesitar. No atual contexto de transformação regulatória, é essencial que o conhecimento em Banca e Financiamento Bancário seja partilhado com as empresas e empresários. E quem melhor do que a CPBS para o concretizar esse projeto?”, sublinhou António Ramalho.
Em breve, a Católica Porto Business School vai anunciar o conjunto de iniciativas a ser desenvolvidas nesta área, numa cocoordenação entre António Ramalho e o Associate Dean da CPBS com a responsabilidade da Formação para Executivos, Gonçalo Faria.
A Católica Porto Business School faz parte de um grupo restrito de três escolas de negócios em Portugal que apresentam as acreditações EQUIS e AMBA. Os seus programas estão também incluídos na acreditação AACSB da Universidade Católica Portuguesa.