O Mestrado em Gestão conta com um tronco comum no 1º semestre composto por disciplinas core da Gestão de Empresas, a que se segue, no 2º semestre, uma de 5 especializações. 

Depois de iniciado o programa, os alunos serão chamados a manifestar a sua preferência pela especialização que desejarão fazer no 2º semestre, sendo que teremos uma regime noturno, uma em regime de final de dia e três em regime diurno. Das 5 especializações, temos 3 em língua inglesa e 3 em português.

Conhece, em detalhe, cada uma das nossas especializações:

1. Controlo de Gestão (regime noturno, língua portuguesa)

Focada nos desafios da execução da estratégia em organizações, esta especialização confere uma base sólida para quem procura conhecimentos de planeamento estratégico, tomada de decisão, gestão de finanças empresariais, gestão de risco, mensuração e gestão do desempenho, e de sistemas de gestão da estratégia.

O foco na criação de valor das organizações, na agilidade de mudança e no alinhamento estratégico têm constituído um dos principais desafios da gestão. Desde o planeamento de objetivos, o alinhamento da organização e das pessoas, passando pela operacionalização e terminando na monitorização e adaptação da estratégia, os sistemas de controlo de gestão constituem uma das competências centrais das organizações e podem ser fatores diferenciadores na criação de valor.

É, assim, premente compreender atividades que respondam a desafios tais: como planear uma estratégia? como medir o desempenho (indicadores de desempenho)? como alinhar a gestão financeira e o modelo de governo? como identificar e preparar informação para a tomada de decisão? como gerir o risco de desempenho? como influenciar o comportamento para a execução da estratégia?.

Com uma perspetiva integrada e multi-disciplinar, a especialização em controlo de gestão oferece um conjunto de conhecimentos, providenciados por docentes com elevada experiência académica e em gestão de organizações. A perspetiva de aplicação prática de conhecimentos é uma das características da especialização, com a inclusão de diversos casos de estudo, a apresentação e discussão de casos por convidados e os desafios à exploração de casos propostos por alunos.

Os alunos que frequentam a especialização são preparados com as competências para a tomada de decisão e para o desenho, implementação e gestão de sistemas de controlo de gestão, apresentando uma elevada taxa de empregabilidade.

A especialização conta com cadeiras como Contabilidade de Gestão para a Tomada de Decisão e Criação de Valor, Finanças Empresariais, Gestão de Risco e Governo das Sociedades, Sistemas de Controlo de Gestão, Sistemas Integrados de Execução da Estratégia e Seminários de Investigação. É normal a oferta de Trabalhos de Final de Mestrado em ambientes de estágio ou dissertação na área, o que complementa a formação com uma experiência intensa (6 meses) em ambiente organizacional.
 

2. Business Analytics (regime diurno, língua inglesa)

A especialização de Business Analytics abriu no ano letivo de 2015/2016 e conta já com um grande número de edições.

O enorme crescimento do Business Analytics enquanto área do saber nas universidade e enquanto área funcional nas organizações está essencialmente relacionado com o crescimento dos dados ao dispor das empresas que começou em maior força na primeira década desde século. Este crescimento de dados tem gerado várias necessidades nas empresas – necessidades de tecnologias de dados (para armazenamento e gestão dos mesmos) e literacia de análise de dados.

É no incremento desta literacia de análise de dados que a nossa escola tem contribuído. Os nossos programas não se focam exclusivamente nas ferramentas e nas técnicas de análise de dados. Somos uma escola de gestão e enquanto tal a nossa maior preocupação é sempre a de colocar as ferramentas e as técnicas ao serviço da gestão e dos processos de tomada de decisão.

Contamos com um corpo docente com experiência de gestão e também com experiência de lecionação nacional e internacional, que consegue passar aos nossos alunos os conhecimentos técnicos e tecnológicos necessários, bem como ter ir de encontro à aplicação desses conhecimentos nas várias áreas funcionais da gestão.

Contamos também com disciplinas que vão de conteúdos mais técnicos como programação em Python, até disciplinas que usam esses conhecimentos, bem como conhecimentos de R, na resolução de problemas de gestão – como data mining, regressão ou otimização. Contamos ainda com disciplinas mais generalistas como a disciplina de Business Analytics que cobre as várias áreas de análise de dados com base em Excel, e a disciplina de Business Intelligence cujo enfoque é a gestão de sistemas de informação através de SQL e a visualização de dados.
 

3. Gestão de Serviços (regime diurno, língua inglesa)

O sector dos Serviços tem vindo a crescer significativamente e representa hoje mais de 70% do PIB da maioria das economias desenvolvidas. Inclui sectores económicos chave como retalho, saúde, turismo, serviços financeiros, serviços governamentais, serviços jurídicos, serviços de consultoria, transportes, comunicações, serviços industriais, entre muitos outros.

Espera-se que o surgimento de tecnologias digitais disruptivas e de inteligência artificial acelere ainda mais este crescimento. Assim, um grande desafio de competitividade para as próximas décadas é melhorar a eficiência, a qualidade e a inovação das atividades de serviços, através do desenvolvimento e implementação de melhores práticas de gestão adequadas e adaptadas às características específicas dos serviços.

O objetivo da Especialização em Gestão de Serviços é formar profissionais para as novas economias intensivas em serviços, atendendo a uma necessidade urgente de empresas orientadas para serviços e empresas de manufatura com orientação de serviços relevante.

O programa oferece uma visão multidisciplinar da área de Gestão de Serviços, incluindo pesquisas e práticas relacionadas a Operações, Marketing, Sistemas de Informação, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos e Business Analytics. O programa beneficia de ligações estreitas ao S.Lab - Service Management Lab, proporcionando oportunidades para os alunos colaborarem em projetos de pesquisa aplicada com organizações de serviços do mundo real, bem como trabalharem em dissertações associadas aos projetos em andamento do S.Lab.

No final do programa, espera-se que os alunos i) dominem o que há de mais moderno em Gestão de Serviços; ii) compreendam a especificidade dos Serviços, exigindo abordagens de gestão diferenciadas; iii) dominem conceitos, práticas e ferramentas que permitam aos alunos causar impacto na gestão de atividades e organizações de serviços.

Os nossos alunos alcançarão um perfil diferenciador no mercado de trabalho, permitindo-lhes desenvolver carreiras internacionais de sucesso, tanto em empresas de serviços como em empresas industriais voltadas para serviços. E estarão também muito bem posicionados para prosseguir para áreas de investigação, ensino e research internacional na área de serviços. 


4. Gestão Internacional* (regime de final de dia, língua inglesa)

O Mestrado em Gestão deverá contar, já em 2024/2025, com uma nova especialização: em Gestão Internacional.  De uma forma geral, esta especialização buscará dar resposta a uma procura crescente por parte dos nossos graduados por formações que os capacitem para a gestão de organizações em âmbito internacional, o que vai também ao encontro da procura por  profissionais com competências sólidas nessa área, tanto por parte de organizações portuguesas como estrangeiras, operando ou não no nosso país.

Para ir ao encontro desta tendência de mercado, contamos com um corpo docente próprio, de carreira, capacitado para ministrar unidades curriculares específicas dessa especialização. Para além disso, possuímos uma extensa rede de contatos na área de gestão e negócios internacionais, o que assegura a lecionação com casos práticos atuais por parte de uma equipa docente com experiência, nacional e internacional, o que pensamos contribuir para a atração de estudantes nacionais que querem desenvolver uma carreira internacional e de estudantes internacionais que pretendem ingressar neste programa. Este ponto alinha-se com um dos vetores da missão da nossa escola que visa deste modo promover, não apenas a formação de profissionais aptos para o mercado de trabalho global, mas também dotá-los de aptidões práticas através da oferta de estágios e trabalho de campo com organizações de âmbito internacional presentes no tecido empresarial da região ou com experiência internacional.

A especialização conta com cadeiras como Gestão Financeira Internacional, Negócio Internacional e Gestão da Cadeia de valor Global, Data Science para Gestão Internacional, Empreendedorismo Internacional, Marketing Internacional, Fiscalidade Internacional, Sustentabilidade e Ética nos Negócios e Consultoria em Gestão Internacional. Os alunos terão oportunidade de fazer trabalho aplicado a visitas a empresas e terão oportunidade de trabalhar com um corpo docente altamente experiente em termos de Gestão Internacional. Ficarão habilitados para desenvolver uma carreira nesta área, e prosseguir investigação de base ou aplicada nesta área.

5. Gestão de Recursos Humanos* (regime diurno, língua portuguesa)

A especialização em Recursos Humanos, do Mestrado em Gestão, é uma novidade no ano lectivo de 2024/2025. Na área de Gestão de Recursos Humanos, a nossa escola tem criado oportunidades para o desenvolvimento dos estudantes e profissionais, e tem ganho notoriedade pela qualidade dos seus graduados quer no anterior Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, quer na Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos. Através de uma oferta de elevada qualidade técnica, os nossos programas têm promovido o desenvolvimento de um perfil de competências relacionadas com as necessidades reais das organizações e das pessoas que nelas trabalham.

A especialização em Recursos Humanos propõe conteúdos académicos pragmáticos e.g. "Hands on Pratice". Oferece oportunidades de aprendizagem para o desenvolvimento de pensamento analítico e crítico e, como tal, contribui para um processo de tomada de decisão mais informado.

Nas diferentes disciplinas, Recrutamento e Seleção, Aprendizagem e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Liderança e Negociação é assegurado que o estudante (1) mobiliza as competências aprendidas,  (2) inicia o processo de construção de identidade profissional, (3) colabora e a partilha os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos no contexto real de trabalho, nomeadamente em fóruns alargados de discussão e (4) realiza investigação nos domínios de referência de GRH, refletindo criticamente sobre a realidade.

Para tanto, a especialização em Recursos Humanos  aposta numa oferta formativa multidisciplinar (e.g. Gestão, Economia, Psicologia, Direito), sendo desenvolvida em parceria com a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. 

*Ramo de especialização em processo de acreditação pela A3ES.

Contactos

Candidaturas

E-mail: candidaturas.porto@ucp.pt

Phone: 939 450 000 ou 939 450 012