Convidamos a nossa comunidade para o próximo Seminário CEGE4ALL: Service Management & Performance, apresentado por Joanna Spear (Elliott School of International Affairs), sobre o tema "Pharmaceutical and Biotechnology Firms’ Pandemic Foreign Policies?”.
Local: Católica Porto Business School, Edifício do Paraíso, sala EP002
Data: 14 de abril de 2025
Horário: das 11:30 às 12:30
Formato: híbrido - possibilidade de participação presencial (sala EP002) ou online.
Inscrição obrigatória até 13 de abril.
Este seminário abordará questões práticas sobre o comportamento internacional das empresas farmacêuticas e de biotecnologia na produção de vacinas contra a Covid-19, explorando o conceito de que estas empresas possuem políticas externas próprias. Com base na literatura existente sobre atores não estatais com políticas externas, a apresentação questiona como essas empresas formularam e implementaram as suas políticas durante a pandemia.
A Dra. Joanna Spear é Professora de Investigação em Assuntos Internacionais e Investigadora Principal da Regional Skill Sustainment Initiative da FAO. Anteriormente, foi Diretora do “Security Policy Studies Program” da Elliott School e Diretora Fundadora do “National Security Studies Program”. Antes de se juntar à GW, foi Professora Sénior no Departamento de Estudos de Guerra do King's College de Londres. A Dra. Spear publicou sobre uma variedade de temas de segurança internacional, incluindo o controlo de armas, a elaboração da política externa dos EUA, a construção da paz pós-conflito e a exportação de armas. Tem um doutoramento da Universidade de Southampton e fez o seu pós-doutoramento na Kennedy School of Government, na Universidade de Harvard. Durante 2023-24 foi Woodrow Wilson Fellow no Wilson Center em Washington, DC, trabalhando num novo projeto sobre “The Foreign Policies of Pharmaceutical and Biotechnology Firms with Vaccine Candidates Against Covid-19.” |
Durante a pandemia, as empresas farmacêuticas e de biotecnologia tiveram uma posição forte em negociações com múltiplos estados, especialmente em dois momentos críticos: na celebração de Acordos de Compra Antecipada no início da pandemia e na entrega de vacinas autorizadas, quando controlavam os prazos de envio.
Este seminário explorará questões como: de que forma essas empresas negociaram contratos com vários estados? Como interagiram com outras empresas? Como foi realizada a distribuição internacional das vacinas? E quais estratégias foram adotadas para mitigar o impacto do “nacionalismo vacinal” por parte de alguns governos?