Numa parceria entre a Psicologia e a Gestão, estudantes de 5 países participaram num Blended Intensive Programme (BIP) - um programa intensivo e inovador que combina ensino online e presencial, e que proporciona aos estudantes uma experiência internacional enriquecedora sem necessidade de deslocações prolongadas.
A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) e a Católica Porto Business School promoveram uma experiência académica internacional única ao organizar um Blended Intensive Programme (BIP).
Durante uma semana, estudantes de várias nacionalidades e universidades parceiras, lado a lado com alunos da UCP, reuniram-se, na Católica no Porto, para um curso intensivo, marcado pela aprendizagem interdisciplinar e networking.
Com o tema "Innovation Beyond Boundaries: Crafting Education and a Talented Workforce in an Era of Change", esta edição do BIP foi organizada em parceria entre a Católica Porto Business School e a Faculdade de Educação e Psicologia (FEP-UCP). Foi a primeira vez que um programa Erasmus+ BIP reuniu estudantes de 5 países numa parceria entre a Psicologia e a Gestão, com foco no cruzamento entre inteligência artificial, saúde mental e liderança empática.
Uma semana intensa de workshops, palestras e visitas a contextos no Porto
Antes do início do curso presencial, os estudantes tiveram acesso a materiais preparatórios e participaram numa sessão de abertura online. A experiência na Universidade Católica, no Porto, decorreu entre 24 e 28 de março de 2025, com um programa diversificado que integrou workshops interativos e palestras especializadas. Alguns dos temas abordados incluíram o papel da investigação na transformação organizacional, as potencialidades da educação na capacitação dos profissionais do futuro, diversidade e inclusão no contexto organizacional, comunicação sustentável, tomada de decisão e liderança empática, inteligência artificial no trabalho e saúde mental no contexto laboral.
Além das atividades académicas, os estudantes participaram em visitas institucionais a locais estratégicos, como o Lionesa Business Hub, o Estádio do Dragão e o Hospital de São João, o que proporcionou uma visão prática e aplicada dos conteúdos abordados no programa. Para além do rigor académico, a iniciativa integrou momentos culturais e de convívio, promovendo a construção de ligações entre os estudantes.
Um encontro de culturas e ideias
Esta edição do BIP contou com um total de 48 participantes, dos quais 36 internacionais provenientes de universidades parceiras em Espanha, Lituânia, Roménia e Polónia, e 12 estudantes da UCP (a frequentar o mestrado em Gestão com especialização em Recursos Humanos da Católica Porto Business School e o mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos da FEP-UCP).
Para Eva Dias de Oliveira (Católica Porto Business School) e Filipa Sobral (FEP-UCP), docentes e membros da comissão organizadora do curso intensivo, esta heterogeneidade enriqueceu os debates e proporcionou um valioso intercâmbio de ideias. "A interação entre estudantes de diferentes origens promove competências interculturais fundamentais, como a adaptação a novas realidades, a comunicação eficaz em contextos multiculturaise o trabalho colaborativo internacional", sublinham.
Uma semana que deixou marcas positivas
O impacto do BIP ecoa nas palavras dos participantes. João Mury, estudante da CPBS e participante no curso, descreveu a semana como “transformadora em vários sentidos”, sublinhando a oportunidade de partilhar experiências e ideias sobre os desafios contemporâneos da educação e do futuro do trabalho. “O contacto com professores e colegas internacionais enriqueceu ainda mais esta experiência, que, além da troca de perspetivas, permitiu a criação de amizades verdadeiramente significativas”, afirma.
Mariana Santos Almeida, estudante da FEP-UCP, partilha esta visão, realçando a “experiência marcante, que combinou de forma única o crescimento académico e a troca cultural. Entre workshops, visitas e palestras, pude refletir sobre os desafios atuais da academia e do mercado de trabalho internacional.” Para a estudante, esta vivência reforçou a certeza da importância da colaboração internacional para a formação pessoal e académica, deixando-a ainda mais motivada para futuros projetos além-fronteiras.
Vindo da Lituânia, Tomas Milius partilhou a sua gratidão pela oportunidade de conhecer a Universidade Católica e por conhecer pessoas incríveis. “Os professores foram muito acolhedores e simpáticos. Criaram um ambiente que me fez sentir em casa. Além disso, aprendi coisas novas que serão úteis na minha carreira no futuro. Estou muito grato por esta oportunidade!”, refere.
A escolha da Universidade Católica Portuguesa no Porto para acolher o BIP reforça a sua posição na organização de programas inovadores e interdisciplinares. "A UCP destaca-se pelo seu compromisso com a excelência académica e internacionalização, e o Porto, enquanto cidade cosmopolita e dinâmica, oferece um contexto ideal para a reflexão sobre os temas abordados no curso", afirma Filipa Sobral.
"O sucesso desta edição deve-se ao empenho da equipa organizadora, à dedicação dos docentes e ao entusiasmo dos estudantes. Agradecemos a todos os participantes e esperamos continuar a fortalecer esta iniciativa nas próximas edições!", concluem as professoras da FEP-UCP e da CPBS.
Da comissão organizadora do BIP, fizeram também parte Patrícia Oliveira-Silva (FEP-UCP) e Diogo Costa, investigador no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH).
O que é o BIP?
O Blended Intensive Programme (BIP) é uma iniciativa do programa Erasmus+ que junta, no mínimo, três instituições de ensino superior para desenvolver um curso breve, multidisciplinar e internacional, focado em estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem.
Com um formato híbrido, que combina ensino online e presencial, permite aos estudantes uma experiência internacional sem a necessidade de deslocações prolongadas. A abordagem interdisciplinar e a forte componente prática tornam este programa essencial para o desenvolvimento de competências em inovação, colaboração e adaptação a contextos multiculturais.