Aprenda a construir uma visão financeira integrada da empresa, que articula a estratégia com a criação de valor para os investidores. Com o curso de gestão financeira vai poder adquirir técnicas indispensáveis para avaliar e decidir sobre opções estratégicas e de gestão corrente, explorando tópicos como a análise de projetos de investimento, a gestão de riscos, ou a escolha da melhor estrutura de financiamento.
Objetivos
A gestão financeira congrega uma visão integrada da empresa e, por essa razão, é considerada a função por excelência no seio da organização.
Por norma, nas PME o diretor geral da empresa, ou o seu administrador, acumulam a função financeira com as decisões de gestão corrente e estratégica. Para eles, o curso de gestão financeira aporta um conjunto de ferramentas de gestão de enorme importância, sobretudo tendo em vista o relacionamento com credores, clientes, fornecedores e, mesmo, consultores externos e especialistas financeiros, que os assessoram na análise da viabilidade da estratégia e avaliação de opções de investimento. Também para estes, o curso de gestão financeira constitui uma forma de enriquecimento de competências, capacitando-os para oferecer um serviço de alto valor acrescentado.
Numa empresa, o responsável pela área financeira tem de ser portador de um conhecimento técnico e quantitativo que lhe permita avaliar o impacto das várias opções estratégicas e, com base numa análise custo-benefício rigorosa, suportar o processo de tomada de decisão, orientando as escolhas para a performance empresarial e para a criação de valor. A ele se deve a análise e gestão de riscos, a avaliação de projectos, a relação com credores e accionistas, e a escolha e negociação das operações de financiamento que mais valor acrescentam à empresa.
Destinatários
O curso de gestão financeira é adequado para aqueles que desempenham, ou queiram vir a desempenhar, a função de gestão financeira, ou necessitem desse conhecimento para complementar as suas funções de administrador geral da empresa, tendo a consciência de que a componente financeira é das mais importantes na empresa, porque dela depende uma boa gestão do custo do financiamento, ou do dinheiro e a capacidade de articular a estratégia com a criação de valor.