AIMMP – ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO DE PORTUGAL (2022) ESTUDO, DIAGNÓSTICO E CARATERIZAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA DO SETOR

Para a AIMMP, o CEGEA analisou a situação financeira das empresas das indústrias da madeira e mobiliário e os obstáculos que encontram no financiamento da sua atividade.
aimmp.pt

ANJE – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS EMPRESÁRIOS (2022) O IMPACTO ECONÓMICO DO PORTUGAL FASHION 2017-2021

A pedido do seu promotor, a ANJE, o CEGEA avaliou o impacto económico do Portugal Fashion, uma das principais iniciativas de promoção da moda portuguesa.
portugalfashion.com/

APAC PORTUGAL (2022) BUSINESS CASE PARA UMA CASA DE TRANSIÇÃO

A APAC Portugal é uma associação de apoio a ex-reclusos que solicitou ao CEGEA o desenvolvimento de um business case relativo à criação de casas de transição que facilitem uma integração gradual dos ex-reclusos na solciedade.
reshape.org/

APCOR – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DA CORTIÇA (2020) A FILEIRA DA CORTIÇA: DA FLORESTA AO CONSUMIDOR

Para a APCOR, o CEGEA, em colaboração com a Agro.Ges, elaborou um estudo de caraterização da fileira da cortiça e de reflexão sobre os desafios estratégicos que enfrenta nos próximos anos.
apcor.pt/uploads/Media/Estudos/estudo-setorial-da-floresta-consumidor/APCOR_-estudo_caraterizacao_2020.pdf

APICCAPS – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS INDUSTRIAIS DE CALÇADO, COMPONENTES, ARTIGOS DE PELE E SIMILARES (2022) PLANO ESTRATÉGICO 2030

Dando continuidade a uma parceria de muitos anos, o CEGEA assessorou a APICCAPS na preparação do seu Plano Estratégico para a corrente década.
apiccaps.pt/library/media_uploads/plano-estrategico-2030.pdf

APS – ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE SINES E DO ALGARVE (2023) CAIS PARA GNL: ESTUDO DE VIABILIDADE

Na sequência do apoio prestado à APS na preparação do seu Plano Estratégico 2020-2030, o CEGEA elaborou um estudo de viabilidade económico-financeira da reconversão do antigo cais de carvão para a operação de navios de GNL.

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO (2021) ALOJAMENTO LOCAL NO CONCELHO DO PORTO

O CEGEA preparou para a Câmara Municipal do Porto um relatório sobre o impacto do alojamento local no mercado de habitação da cidade. O objetivo foi disponibilizar evidência empírica, geograficamente desagregada, relevante para suportar a discussão sobre a eventual necessidade de uma intervenção pública nestes mercados.
cm-porto.pt/

CHSJ/BRAGAPARQUES (2023) ANÁLISE DA RELAÇÃO CONTRATUAL ENTRE O CHSJ E BRAGAPARQUES

Tendo em vista resolver o litígio entre si existente, o Hospital de São João e a Bragaparques contrataram o CEGEA para analisar a relação contratual entre as ambas e proceder à quantificação das responsabilidades eventualmente existentes.

COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO DOURO (2022) PLANO DE MARKETING TERRITORIAL

A Comunidade Intermunicipal do Douro contratou o CEGEA para desenvolver um Plano de Marketing Territorial que contribua para valorizar os recursos endógenos da região e assim contribuir para o seu desenvolvimento.
cimdouro.pt/

COTEC PORTUGAL (2020) BIOECONOMIA CIRCULAR E DIGITAL: OPORTUNIDADES PARA A TRANSIÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA E INDÚSTRIA PORTUGUESA

Em colaboração com a Escola Superior de Biotecnologia, o CEGEA preparou para a COTEC um relatório sobre as oportunidades que a bioeconomia circular e digital abrem à economia portuguesa.
cotecportugal.pt/pt/courses/bioeconomia-circular-e-digital-oportunidades-para-a-transicao-e-desenvolvimento-sustentavel-da-economia-e-industria-portuguesa/

DOMUS SOCIAL, EM (2023) SUSTENTABILIDADE NA DOMUS SOCIAL

A Domus Social é a empresa de habitação social da Câmara Municipal do Porto, sendo o principal senhorio na cidade, e recorreu ao CEGEA para a apoiar na incorporação de princípios de sustentabilidade na sua estratégia e nas suas práticas.

EDP (2013-...) APOIO AO GABINETE DO PROVEDOR DE ÉTICA

Desde 2013, o CEGEA tem apoiado o Grupo EDP, através do Gabinete do Provedor de Ética, no desenvolvimento de mecanismos e processos para a gestão ética e do desempenho.
edp.com/pt-pt/sobre-nos/etica-e-compliance

ERSAR – ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS (2022) - ASSESSORIA NA AVALIAÇÃO FINANCEIRA DE CONTRATOS

O CEGEA presta assessoria à ERSAR relativamente à avaliação económica-financeira dos contratos com as entidades reguladas, nomeadamente no contexto da sua celebração ou renegociação.
ersar.pt

FCG - FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (2022) - ESTUDO SOBRE A ATIVIDADE DE GRANT-GIVING

O CEGEA procedeu a um balanço da atividade de grant-giving da FCG, a seu pedido, visando extrair ilações para suportar a preparação de um novo ciclo estratégico.
gulbenkian.pt/

FENALAC - FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE PRODUTORES DE LEITE (2020) AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA REFORMA DA PAC PÓS 2020 SOBRE O SETOR DO LEITE NO CONTINENTE PORTUGUÊS

A FENALAC recorreu ao CEGEA para analisar os possíveis impactos da reforma da Política Agrícola Comum da União Europeia nos produtores portugueses de leite.

FFMS - FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS (2022) - O ESTADO REGULADOR EM PORTUGAL – EVOLUÇÃO E DESEMPENHO

Com o apoio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o CEGEA estudou o impacto no estado regulador português da Lei-Quadro das Entidades Reguladoras, de 2013, e da criação do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão.
ffms.pt/

FUNDAÇÃO AMÉLIA DE MELLO (2021) A CUF, O AZEITE E AS OLEAGINOSAS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

No âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento do empresário Alfredo da Silva, a Fundação Amélia de Mello patrocinou um estudo do CEGEA sobre a intervenção do grupo CUF na área dos azeites e oleaginosas.

 
OPEN SOCIETY FOUNDATIONS (2022) REGULAÇÃO DO CONSUMO DE CANÁBIS POR ADULTOS: UMA SCOPING REVIEW DA LITERATURA

Com o financiamento do Global Drug Policy Program da Open Society Foundations, o CEGEA fez uma revisão da literatura mais recente sobre a regulação do consumo de canábis por adultos. Mais informação poderá ser obtida através do seguinte contacto: alourenco@ucp.pt
Executive Summary

PARQUE ESCOLAR (2022) AVALIAÇÃO DE DANO CONCORRENCIAL

A Parque Escolar contratou o CEGEA para a assessorar no processo que apresentou no Tribunal da Concorrência para ser ressarcida pelo dano resultante de um acordo anti-concorrencial entre fornecedores seus.
 

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO PORTO (2023) ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A ARS DO NORTE E A SCMP

O CEGEA preparou para a Santa Casa da Misericórdia do Porto uma análise relativa à operação do Hospital da Prelada, entre 2018 e 2023, no quadro do acordo de cooperação existente com a ARS Norte, para fundamentar a sua futura renegociação.
scmp.pt/