Maria Clara Donas Botto Alonso

Assistente

Generic Bio

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Finanças pela mesma Faculdade.

Desde 1995 é docente na Universidade Católica Portuguesa (Porto) lecionando e regendo as disciplinas Contabilidade de Gestão (2004 a 2014 e desde 2017) e Controlo de Gestão (desde Julho 2004) do 1º ciclo da Católica Porto Business School.

Nesse período e nessas mesmas áreas, também desenhou programas e lecionou cursos pós‑graduados (mestrados, MBAs e pós‑graduações) e orientou estudos de caso e trabalhos finais de mestrado.

A experiência profissional, como docente, abrange outras áreas de ensino, matemática e microeconomia.

Como docente convidada lecionou, também, em outras instituições, como a Católica Lisbon School of Business and Economics, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a Universidade Livre, a Universidade Portucalense, o Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais e a Ordem dos Contabilistas Certificados (anterior Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas). Lecionou, também, como docente do MBA Atlântico, na Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Para além do exercício da atividade docente, é consultora de empresas em Contabilidade de Gestão, Controlo de Gestão e Finanças. Neste âmbito e, ainda, relacionado com a UCP, colaborou com o CEGEA – Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Católica Porto Business School e desenvolveu estudos para a Direção.

Analisou, como consultora, operações de capital de risco na NORPEDIP ‑ Sociedade para o Desenvolvimento Industrial, S.A. e foi diretora na Norcrédito ‑ Sociedade de Investimento, S.A..

No BPI – Banco Português de Investimento, S.A.,desenvolveu estudos económico‑financeiros,nomeadamente, na área de operações para empresas financeiras e fez parte de equipas destinadas à avaliação de empresas no âmbito dos respetivos processos de privatização.

Foi, ainda, diretora do Gabinete de Estudos Económicos e Financeiros do banco Crédito Predial Português.