Liliana Catarina Rodrigues de Meneses Fernandes

Professor Auxiliar

Generic Bio

Liliana Fernandes é Professora Auxiliar e investigadora na Católica Porto Business School/Faculdade de Economia e Gestão (CPBS/FEG) e Centro de Estudos em Gestão (CEGE), Universidade Católica Portuguesa, Porto, onde lecciona desde 2003.

Tem interesses de investigação relacionados com a área de Economia Social, nomeadamente, pobreza e exclusão social, indicadores de bem‑estar, bem‑estar infantil, tendo também já levado a cabo investigação relacionada com políticas públicas, mais concretamente, política florestal.

Licenciada em Economia pela FEG, UCP, Porto. Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, no domínio das políticas públicas, com tese intitulada "Os Serviços Florestais em Portugal ‑ desde a sua criação até às leis do Regime Florestal", pelo IEP, UCP, Lisboa, Portugal.

Doutorada em Economia, pela FEG, UCP, Porto, com tese intitulada "Three Essays on the Measurement of Child Well‑Being", com classificação Summa Cum Laude.

Em Março de 2018 foi eleita Diretora do Departamento de Economia, função que exerceu até Novembro de 2021.

Participante no  CoLab "ProChild CoLab ‑Against Poverty and Social Exclusion", constituído em 2018, pertencendo à equipa de trabalho responsável pelo desenvolvimento do Observatório ProChild DATA, e, desde Março de 2022, é também membro do Conselho Fiscal do mesmo CoLAB.

Entre 2018 e início de 2019, foi consultora no projeto promovido pela UNICEF "Situation Analysis of Children in Angola". Em 2017 tornou‑se membro do Conselho Científico do projeto "Pobreza Infantil ‑ Conhecer para Intervir", promovido pela European Anti‑Poverty Network (EAPN). Entre 2016‑2017 foi consultora num projeto promovido pela UNDP, “Multidimensional Child Poverty Study using MODA as part of a Child‑centered Disaster Risk Management in Cabo Verde”.

Tem participado em diversos projetos de consultoria do Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada (CEGEA) ‑ CPBS/FEG, UCP, Porto.

Algumas das atividades relevantes levadas a cabo em datas anteriores a 2015 incluem as listadas de seguida.

Em 2014 torna‑se investigadora associada do Economic Policy Research Institute (EPRI) e em 2015 passa a Senior Associate Research Fellow do Social Policy Research Institute (SPRI). Em Agosto 2014 ano participa como formadora no curso "Design and Implelementation of Social Protection Programmes in Mozambique", organizado pelo EPRI, co‑financiado pela USAID e decorrido em Namaacha, Moçambique. Em 2013 torna‑se membro do conselho consultivo para o "UNICEF Report Card 12" (2014) e assume o papel de co‑editora convidada para uma edição especial do Child Indicators Research Journal (2015). No mesmo ano recebe o "Kamerman & Kahn Young Scholar Award" atribuído pela International Society on Child Indicators (ISCI), na "4th ISCI Conference: Child Indicators in a Globalized World: Implications for Research, Practice, and Policy”, que teve lugar nos dias 28 a 31 de Maio, em Seul, Coreia do Sul. Em 2013 também, assume o papel de investigadora principal para Portugal no projecto internacional “Children’s Worlds: The International Survey of Children’s Well‑Being” (ISCWeB), apoiado pela Jacob’s Foundation. Em 2012 tornou‑se membro participante da Acção COST IS1102 ‑ "Social Services, Welfare State and Places. The restructuring of social services in Europe and its Impact on social and territorial cohesion and governance".

Em 2007, de Outubro a Dezembro, foi aceite no CASE (Centre for Analysis os Social Exclusion), da London School of Economics and Political Science, Londres, como investigadora visitante.

Artigo

A review essay on child well-being measurement

Liliana Catarina Rodrigues de Meneses Fernandes (with Liliana Fernandes). 2012.
Outros

A review essay on child well-being measurement: uncovering the paths for future research.

Liliana Catarina Rodrigues de Meneses Fernandes (with Liliana Fernandes). 2011.

A Review Essay on the Measurement of Child Well-Being

Artigo

A Weighted Multidimensional Index of Child Well-Being Which Incorporates Children's Individual Perceptions

Outros

A Weighted Multidimensional Index of Child Well-Being Which Incorporates Children’s Individual Perceptions

Liliana Catarina Rodrigues de Meneses Fernandes (with Liliana Fernandes). 2013. 4th International Conference of the International Society for Child Indicators (ISCI)

Adversity and Child Well-Being: Exploring Recent Research from Different Fields

Liliana Catarina Rodrigues de Meneses Fernandes (with Liliana Fernandes). 2022. Handbook of Children’s Risk, Vulnerability and Quality of Life
Artigo

Assessing child well-being through a new multidimensional child-based weighting scheme index: An empirical estimation for Portugal

Outros

Assessing the determinants of child well-being through a new multidimensional child-based weighting scheme index: what does the data say?

Child subjective well-being: Early findings from the Children's Worlds project

Liliana Catarina Rodrigues de Meneses Fernandes (with Liliana Fernandes). 2015. Child Indicators Research
Outros

Estudos de Caso - O Impacto Social das Fundações Portuguesas (Case Studies - The Social Impact of Portuguese Foundations)