Joana César Machado é doutorada em Gestão com especialização em Marketing pelo ISCTE‑IUL, Instituto Universitário de Lisboa com dissertação sobre a Gestão da Identidade Corporativa em Situação de Fusão de Marcas. É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Mestre em Gestão de Operações Comerciais pela Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa, com dissertação sobre o Desenvolvimento da Identidade Corporativa – Um exercício de modelização aplicado ao Estudo do Caso Banco BPI. Recebeu o prémio de melhor aluna do Mestrado em Gestão de Operações Comerciais.
É Professora Associada na Católica Porto Business School, onde ensina e investiga nas áreas de Marketing, Gestão da Marca e Comportamento do Consumidor, sendo ainda investigadora do CEGE (Centro de Estudos em Gestão e Economia) e do CEGEA (Centro de Estudos em Gestão e Economia Aplicada).
É ainda presidente do comité científico do Academy of Marketing’s Brand, Corporate Identity and Reputation Special Interest Group e membro do comité editorial do Journal of Product & Brand Management.
Publicou a sua investigação em diversas revistas científicas internacionais e em livros e apresenta regularmente os seus estudos em conferências internacionais.