Joana Pinho é Professora Associada na Católica Porto Business School (CPBS); investigadora e PI no CEGE – Research Centre in Management and Economics; e colaboradora externa em centros de investigação da Faculdade de Economia do Porto (Cef.Up) e da Universidade de Vigo (RGEA).
Joana Pinho frequentou a licenciatura em Matemática (Ramo Matemática Aplicada) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entre 2003 e 2007. Concluiu a licenciatura com a mais elevada média do seu ano e, por esse motivo, recebeu o Prémio Engenheiro António de Almeida. Enquanto aluna de licenciatura, desenvolveu os seus primeiros trabalhos de investigação, financiados através de bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian.
Entre 2007 e 2011, Joana Pinho frequentou o programa de Doutoramento em Economia na Faculdade de Economia do Porto (FEP), tendo desenvolvido a sua dissertação sob a orientação dos Professores António Brandão e Hélder Vasconcelos. Na sua dissertação, Joana Pinho analisou questões na área da Economia Industrial, com destaque para o estudo dos impactos económicos de práticas anti‑concorrenciais entre empresas. A tese, defendida em 2011, foi Aprovada com Louvor por unanimidade.
Entre 2012 e 2017, Joana Pinho foi investigadora de pós‑doutoramento, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo, em 2012, estado afiliada à Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Vigo, sob orientação do Professor Carlos Hervés‑Beloso e, a partir de 2013, à FEP, sob a orientação do Professor António Brandão. Entre janeiro e junho de 2016, Joana Pinho desenvolveu a sua investigação na Toulouse School of Economics, instituição de topo mundial na área de Economia Industrial, sob a orientação dos Professores Bruno Jullien e Yassine Lefouili.
Joana Pinho publicou 14 artigos em revistas internacionais (listadas na base de dados Scopus e na Thomson‑Reuters Journal of Citation Reports) e 1 capítulo de livro. Joana Pinho participa regularmente em encontros científicos na sua área de investigação, tendo apresentado em 23 conferências internacionais e em 9 seminários por convite. Em 2020, um dos seus trabalhos recebeu o prémio “GEE/ANACOM: Papers sobre Concorrência na área de Telecomunicações e Digitalização na Economia”. Joana Pinho tem contribuído como reviewer para diversas revistas científicas com reconhecido mérito internacional.
Joana Pinho possui uma considerável rede de colaboração científica, patente no número de coautores afiliados em diversas instituições nacionais e estrangeiras, e enquanto membro de equipas de investigação de projetos nacionais e internacionais. Joana Pinho faz atualmente parte de duas equipas de projetos de investigação financiados pela FCT.