Três alunos da Católica Porto Business School ocupam pódio do Prémio Economia do Porto

Sexta-feira, Abril 4, 2025 - 11:14

A Católica Porto Business School completou o pódio do Prémio Economia do Porto, promovido pela Câmara Municipal do Porto, que atribui anualmente três dissertações académicas sobre temas relevantes para a economia da cidade. A cerimónia aconteceu ontem, 3 de abril, nos Paços do Concelho do Porto, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, esteve presente a entregar os prémios. 

Francisco Sousa Matos, aluno do Mestrado em Business Economics da Católica Porto Business School foi o grande vencedor com a submissão sua tese “Análise dinâmica da segmentação do mercado de habitação no município do Porto”. O aluno esteve sob a orientação do docente da Católica Porto Business School, Pedro Silva.  

Para Francisco, “receber o Prémio Economia do Porto é um reconhecimento do meu trabalho e esforço, demonstrando que este tipo de trabalhos pode ultrapassar o universo académico e afirmar-se como contributos relevantes para a realidade económica.” 

“Este trabalho pretendeu identificar a existência de submercados de habitação no município do Porto. A sua delimitação fornece informações valiosas para os proprietários das casas, autarquias municipais, credores e investidores e promotores imobiliários.”, acrescentou o aluno Francisco. 

O segundo e terceiro lugar foram atribuídos, respetivamente a Isabel Marramaque Ribeiro (aluna do Mestrado em Marketing) e a Tiago Gesta Pedrosa (aluno do Mestrado em Gestão, especialização em Gestão de Serviços). 

Sob a orientação de Joana César Machado e Carla Martins, a tese de Isabel Marramaque Ribeiro teve como tema “A content analysis of Porto's online perceived and projected city image” (Uma análise de conteúdo da imagem online da cidade do Porto, percebida e projetada).  

Para Isabel, “receber este prémio é, sem dúvida, muito gratificante. O processo de elaboração da tese foi bastante desafiante, mas creio que resultou num trabalho completo e interessante para uma melhor compreensão de como a imagem da cidade do Porto é construída no espaço online. Além disso, a orientação das Professoras Joana e Carla, a quem estou muito agradecida, foi essencial para obter este resultado”. 

Já Tiago Gesta Pedrosa, que contou com Jorge Julião como orientador, desenvolveu a sua dissertação baseada no seu relatório de estágio “Enhancing Urban Attractiveness for Foreign Direct Investment” (Aumentar a atratividade urbana para o investimento direto estrangeiro).  

Nas palavras de Tiago: “que orgulho fazer parte deste pódio e desta faculdade que tanto me deu. (...) Que venham os próximos desafios!” 

O Prémio Economia do Porto visa incentivar a investigação aplicada à economia local, permitindo a estudantes, interessados e investigadores apresentarem a sua perspetiva sobre a região. 

A Católica Porto Business School tem três dos seus mestrados cotados entre os melhores do mundo, nos QS Business Master’s Rankings.