O projeto vencedor, entre outros 25 concorrentes, chama-se "Finanças em Ação" e consiste num jogo digital interativo pensado para ensinar jovens entre os 12 e os 18 anos a gerir as suas finanças pessoais de forma lúdica e envolvente. Na sequência desta vitória, o Banco de Portugal assinou um protocolo com a Católica Porto Business School, atribuindo um patrocínio de 39 480 euros à equipa para a criação e implementação do jogo.
A equipa responsável pelo projeto é composta por Susana Costa e Silva, docente da Católica Porto Business School e diretora do Mestrado em Gestão, Eduardo Nunes, CEO & Lead Game Designer na Kendir Studios e mestre em Gestão pela Escola, e Diogo Lorga, M&A Senior Analyst no Banco BIG, licenciado em Gestão pela Católica Porto Business School e mestre em Finanças pelo ISEG.
O jogo recorre a avatares e simulações de decisões financeiras do dia a dia, permitindo aos jogadores aprenderem sobre investimento, poupança e consumo num ambiente dinâmico e acessível. “Esta é uma forma divertida de aumentar a proficiência e literacia financeira dos nossos jovens”, explica Susana Costa e Silva.
Com este projeto, a Católica Porto Business School continua a afirmar-se como um centro de excelência na área da gestão e inovação educativa, promovendo iniciativas que aproximam o ensino da realidade empresarial e social.
