Responsáveis da Tommy Hilfiger e Pronovias debatem setores emergentes na indústria da moda

Sexta-feira, Novembro 25, 2022 - 00:00
Tommy Garcia-Figueras e Dário Roca Herrero foram os dois convidados da MasterClass da Pós-Graduação em Fashion Management, da Católica Porto Business School. O evento, aberto ao público em geral, decorreu em formato blended e contou com a presença de mais de cem
pessoas. "Esta MasterClass é um excelente exemplo da partilha de conhecimento que procuramos promover neste curso", referiu um dos diretores da Pós-Graduação em Fashion Management, Nuno Malheiro.

Garcia-Figueras, Senior Operations Manager da Tommy Hilfiger, abordou os desafios da gestão de uma cadeia de fornecimento global. O gestor espanhol começou por confidenciar à audiência como, a certa altura do seu percurso profissional, passou por um episódio de stress que o fez pensar que "a vida é mais importante que o trabalho".

A conversa, pautada por bastante interatividade, passou pela descrição do funcionamento de um departamento de operações e da sua importância, em pequenas e grandes empresas. No final, quando questionado sobre como é avaliado um gestor de topo, Tommy Garcia-Figueras referiu que o seu KPI não é mensurável, mas a sua performance "é tão boa quantos mais KPI forem atingidos pelos meus colaboradores".

O Chief People Officer do Pronovias Group, Dário Roca Herrero, trouxe para debate a importância da experiência dos colaboradores nos pontos de venda. A marca, que teve a sua origem num negócio familiar em 1922, em Barcelona, procura ter extrema atenção a toda a jornada dos seus colaboradores. Para Dário Roca Herrero, é preciso construir todo um percurso, que “começa na construção de marca, passando pela aquisição de talento, receção de novos colaboradores, desenvolvimento profissional, motivação dos colaboradores, e terminando quando há a saída”.

A motivação dos colaboradores é, na opinião do CPO do Pronovias Group, crucial. Devem, por isso, haver chefias com boas capacidades de liderança, que saibam motivar e estimular o sentimento de pertença dos colaboradores. Questionado sobre o processo de saída dos funcionários, Dário Roca Herrero foi pragmático: “um processo de saída continua a ser parte da experiência de uma companhia e é sempre uma oportunidade de melhoria”. A terminar, sublinhou a importância de que toda a jornada do colaborador seja positiva, ao referir que “cada pessoa que deixa a empresa passa a ser um embaixador muito influente”.

A iniciativa deste sábado coincidiu, também, com o arranque das inscrições para a segunda edição da Pós-Graduação em Fashion Management, com as aulas a começarem em fevereiro de 2023. O evento foi, por isso, uma oportunidade para "todos os potenciais interessados compreenderem in loco a experiência que procuramos promover e a mais-valia desta formação para si, enquanto profissional, e para as suas equipas enquanto líder", concluiu Nuno Malheiro.