Foi perante uma plateia repleta que o diretor da Católica Porto Business School, João Pinto, e o diretor do MBA Executivo, Luís Marques, abriram a conferência “MBA Executivo - 20 Anos: Passado, Presente e Futuro”. Os momentos iniciais contaram com a passagem de um pequeno filme que enquadrou a história do programa e aquilo que foi o seu crescimento, sem esquecer um debate sobre o seu momento atual e um olhar atento ao que devem ser os próximos anos de um MBA que se posiciona entre os melhores europeus.
O primeiro convidado a subir a palco foi o CEO do Grupo Bernardo da Costa, Ricardo Costa, para falar sobre a importância do MBA no desenvolvimento pessoal. Alumno do MBA Internacional da Católica Porto Business School, Ricardo Costa começou por referir que a conclusão do programa, em 2011, coincidiu também com o assumir do atual cargo de CEO. Para si, a experiência adquirida foi crucial para a evolução da sua empresa, em termos de expansão e internacionalização e no aumento do volume de negócios.
À apresentação de Ricardo Costa seguiu-se a primeira mesa-redonda da tarde, moderada por Sofia Salgado, Professora Auxiliar da Católica Porto Business School. “MBA: ontem, hoje e no futuro” foi o mote para a partilha de experiências pessoais e profissionais do CEO do Centro Porsche Porto, Hugo Ribeiro da Silva, da diretora de People & Culture da COLEP Packaging, Joana Roda, e de Arménio Rego, Professor Catedrático da Católica Porto Business School.
A segunda intervenção coube ao CEO da KPMG Portugal, Vitor Ribeirinho, que falou do MBA e dos novos desafios da gestão. Na sua opinião, os principais desafios que se colocam aos gestores passam pela mudança e a incerteza, onde a informação deve levar a tomadas de decisão ponderadas, pela inovação como processo de negócio e pilar de estratégia empresarial, pela necessidade de diversidade e talento e pela sustentabilidade.
O momento seguinte trouxe a segunda mesa-redonda, com o tema “As (novas) práticas de gestão” a contar com as participações do CEO da Mota-Engil, Carlos Mota Santos, do CEO do Super Bock Group, Rui Ferreira, e da antiga vice-presidente da Associação Nacional de Farmácias, Cristina Gaspar. Alberto Castro, Professor Catedrático Convidado da Católica Porto Business School, foi o moderador da sessão, colocando também questões aos vários convidados.
O encerramento da conferência coube a Luís Marques, que aproveitou para agradecer novamente a todos os presentes, salientando que foi um momento de afirmação da ambição de melhoria e evolução do MBA Executivo da Católica Porto Business School.
A 20ª edição do MBA Executivo arranca já em outubro. Se quiser saber mais sobre este programa, clique aqui.
Assista à conferência de comemoração dos 20 anos do MBA da Católica Porto Business School.