A Sustentabilidade esteve em debate na Universidade Católica Portuguesa no Porto, no âmbito da inauguração do novo Auditório Corticeira Amorim. Um espaço moderno, totalmente equipado, que recebeu a sua primeira palestra, com a presença de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, António Rios Amorim, presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim, e João Pinto, diretor da Católica Porto Business School.
Isabel Capeloa Gil abordou a Ecologia Integral na Universidade Católica Portuguesa como forma de procurar uma resposta ética e baseada na evidência aos desafios globais, sejam eles na cultura e sustentabilidade ambiental, na justiça intergeracional, na economia verde e no combate à pobreza sistémica, no crescimento económico e na sustentabilidade, entre outros.
“Como transformar a universidade para que o conhecimento não seja só um silo disciplinar?”, questionou a reitora da UCP, afirmando que “o desafio da Ecologia Integral é revolucionar o método científico”. Das várias iniciativas destacadas, a reitora da UCP nomeou o Insure Hub, do qual João Pinto é co-líder, enquanto iniciativa que está a criar um ecossistema entre a academia e o setor empresarial que promove uma visão holística para negócios mais sustentáveis e, consequentemente, para uma sociedade melhor. Destacou, também, o novo doutoramento em Ecologia Integral da UCP – único em Portugal e no mundo – que interliga diferentes áreas do conhecimento, permitindo uma visão ampla e “o entendimento da nossa contemporaneidade”. A “função de uma universidade não é só formar profissionais, mas sim pessoas e cidadãos civicamente responsáveis”, explicou Isabel Capeloa Gil.
O tema “Sustentabilidade e Inovação” foi abordado pelo presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim, António Rios Amorim, que afirmou que na Corticeira “a sustentabilidade é horizontal em todas as áreas de negócio”. Durante a sua intervenção, falou da empresa enquanto motor de investigação & desenvolvimento num produto 100 por cento natural, como é a cortiça. Um material que hoje em dia está presente em indústrias como a aeroespacial, automóvel, construção e arquitetura, desporto, energia, design e vinhos, espumantes e espirituosas, entre muitas outras.
Um novo auditório que respira Sustentabilidade
O evento, que decorreu a 9 de setembro, contou, também, com uma mesa redonda subordinada ao tema “Sustentabilidade, Inovação e Negócio”. Moderada por Célia Manaia, membro da comissão executiva do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, contou com a participação de João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, Isabel Barros, administradora da Sonae MC e Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF).
Questionado sobre as barreiras que existem à inovação sustentável, João Pinto, destaca três principais desafios: “o desafio das lideranças, o desafio do financiamento e o desafio da literacia em sustentabilidade”. O diretor da CPBS destaca também a inovação como “fundamental para o desenvolvimento sustentável”.
Manuela Pintado partilha que “a sustentabilidade faz sentido quando a olhamos como uma cadeia integrada. É fundamental essa integração.” Para a diretora do CBQF, “a inovação deve ser ética e inclusiva, para não se criarem mais desigualdades.”
Isabel Barros afirmou que “quando a sustentabilidade está no core do negócio, não há outra forma de a fazer bem sem a Inovação como alavanca”. “É o que nos permite transformar o negócio e encontrar soluções”, acrescenta. A administradora da Sonae MC destacou, também, que “no retalho, a preocupação em esclarecer o consumidor é grande e que há muito mais a fazer pela literacia em sustentabilidade dos consumidores”.
A inauguração do novo auditório Corticeira Amorim no campus do Porto da UCP resulta de uma parceria estratégica entre Universidade Católica Portuguesa e a Corticeira Amorim.
Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, afirma que o nome do novo auditório “carrega consigo o prestígio e a liderança do setor da cortiça reconhecida mundialmente” e representa “uma parceria que muito nos orgulha”. “Este auditório é testemunho de uma relação sólida que se projeta para o futuro”, acrescenta. A ligação à Corticeira reforça o nosso compromisso de alinhar a academia à prática empresarial” e o novo auditório, entre outras iniciativas que ligam as duas entidades, é “reflexo da convergência de valores que ambas as entidades partilham, nomeadamente o compromisso com um mundo sustentável”.
Um debate que espelha o compromisso da Universidade Católica Portuguesa com a Sustentabilidade e Inovação. Um compromisso que também se reflete nas parcerias firmadas, como é o caso da parceria com a Corticeira Amorim, em linha com a estratégia de sustentabilidade da universidade e também com uma política de proximidade e de fortalecimento da relação entre academia e empresas. “O Auditório Corticeira Amorim, assim denominado ao abrigo da parceria, foi totalmente remodelado em linha com a mais recente tecnologia que beneficia os alunos na sua experiência, tendo subjacente os valores da sustentabilidade que esta parceria também traduz”, referiu Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa.
O evento contou com cerca de 100 participantes convidados, entre eles muitas empresas parceiras da Universidade Católica Portuguesa.