"A Ética na Empresa: Uma Perspetiva Ontológica" é o novo livro de Conceição Soares

Quinta-feira, Outubro 19, 2023 - 10:08

“A Ética na Empresa: Uma Perspetiva Ontológia” é o novo livro de Conceição Soares, docente da Católica Porto Business School, e vai ser apresentado no próximo dia 21 de outubro, no SOHO CLUB, em Lisboa.  A apresentação conta com a abertura de José Amado da Silva, doutorado pela Universidade Católica Portuguesa e Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa.

Para além de Lisboa, o novo livro será também apresentado na Faculdade de Economia de Coimbra, a 13 de novembro, e na Católica Porto Business School, a 22 de novembro.

Conforme referido pela autora na introdução “Os estudos e manuais sobre a ética na empresa têm como ponto de partida uma visão antropocêntrica da realidade (…) A hipótese que irei desenvolver ao ao longo desta obra é a de que uma visão antropocêntrica da realidade não nos pode colocar na via de um habitar a Terra, mais fraterno e mais interativo entre nós e com todos os seres. O ponto de partida não será a antropologia, mas a ontologia. Uma ontologia que se alimenta da vivência e da convivência relacional entre todos os seres, que partilham o comum do Ser e dele se alimentam. Para isso, não basta que a ética na empresa tenha requisitos normativos ou se cristalize em códigos de ética, é necessário que seja capaz de tornar a empresa num ambiente vivo de trabalho (…).”

Conceição Soares é docente na Católica Porto Business School, com interesses de investigação e publicações na área da Ética Aplicada, área na qual conta com uma vasta experiência académica nacional e internacional. É ainda doutorada em Filosofia pelo Institute for Environment, Philosophy and Public Policy, Lancaster University (UK) na área da Ética Aplicada e Mestre em Filosofia Contemporânea, pela Faculdade de Letras de Lisboa.

Livro Ética Conc Soares_Católica Porto Business School