Entrega dos Diplomas aos licenciados em 2022/23: Católica no Porto celebra o percurso dos mais de 550 novos diplomados

Sexta-feira, Novembro 10, 2023 - 12:38

“A Católica proporcionou-me momentos que vou guardar para toda a minha vida”: uma das muitas partilhas de alguns dos mais de 550 estudantes que receberam o diploma de conclusão de licenciatura 22/23 pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto. A felicidade, a realização e o espírito de missão cumprida encheram o Auditório Ilídio Pinho durante a Cerimónia de Bênção e Entrega de Diplomas, um momento especialmente marcante para as centenas de recém licenciados, familiares e docentes.

“Dou-vos os parabéns. Chegaram muito bem ao vosso porto”, começou por dizer Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP. “Faço votos para que continuem a avançar e, assim, a criar novos mundos”, acrescentou. A reitora da UCP recordou, também, algumas das mensagens deixadas pela Papa Francisco aquando da sua visita à UCP, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023, e desafiou os novos diplomados para a responsabilidade e para a coragem: “A responsabilidade implica a coragem de transformar e significa estar presente onde a mudança está a acontecer.”

“O diploma que entregamos hoje tem um valor simbólico. Marca o termo de um percurso de preparação para a vida”, afirmou Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, durante a sua intervenção na cerimónia, felicitando os novos diplomados pelo seu percurso. Afirmou, também, que este momento reconhece “o empenho, dinamismo e qualidade com que a Universidade Católica aposta em formar pessoas – com foco no futuro desempenho profissional, mas sempre procurando fortalecer o lado humano, de boa pessoa e bom cidadão, de cada um.”

Um diploma que “vos coloca ao serviço da humanidade”

Segundo Isabel Braga da Cruz, “a Universidade renova-se em cada ciclo letivo e a sua afirmação consolida-se com os novos diplomados que concluem o seu percurso académico e que partem agora para outras paragens e novos desafios profissionais”.

A cerimónia, que decorreu a 8 de novembro e que começou com o tradicional hino académico, ficou marcada por discursos e mensagens inspiradoras e pela presença dos diretores e docentes de todas as faculdades: Católica Porto Business School, Escola das Artes, Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Direito da Escola do Porto, Faculdade de Educação e Psicologia, Faculdade de Teologia e Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem – Porto.

Um ambiente de celebração e de reconhecimento que abre portas para “um novo mundo de possibilidades e oportunidades, que com determinação e empenho permitirão crescer, melhorar e concretizar os vossos sonhos”, referiu Isabel Braga da Cruz.

Também Dom Manuel Linda, bispo da Diocese do Porto, felicitou todos os diplomados, afirmando “Participo da vossa alegria e faço confiança para que cada um de vocês seja parte ativa da transformação do mundo”. Para Dom Manuel Linda, o diploma tem “uma dimensão fortemente social, porque vos coloca ao serviço da humanidade.”

Agora alumni da Universidade Católica

“Cá estaremos como retaguarda ou como ponto de partida para cada nova caminhada que se venha a desenhar”, afirmou a pró-reitora da UCP, Isabel Braga da Cruz. Durante a cerimónia, Nuno Brochado de Agarez, diplomado da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, discursou em representação de todos os novos licenciados: “De ora em diante, fazemos parte da rede alumni, prontos para servir a nossa alma mater.”

Durante a cerimónia decorreu, também, o momento de entrega de prémios de mérito das faculdades e de instituições parceiras: os Prémios Caixa Geral de Depósitos (Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Educação e Psicologia, Instituto de Ciências da Saúde – Porto, Escola do Porto da Faculdade de Direito e Faculdade de Teologia), a Bolsa D. Júlio Tavares Rebimbas, o Prémio Fundação Amélia de Mello, o Prémio S. Francisco de Assis e o Prémio Comendador Arménio Miranda. Foi, também, entregue o Prémio de Mérito Francisco Carvalho Guerra, atribuído pela Faculdade de Direito da Escola do Porto ao aluno com a melhor média final na licenciatura em Direito, e o Prémio de Mérito da Escola Superior de Biotecnologia, atribuído pela faculdade a três alunos com a melhor média final de licenciatura.

Rumo a novas paragens, os mais de 550 licenciados no ano letivo de 22/23 não esconderam a vontade e o entusiasmo de prosseguir caminho e de abraçar outros desafios. Têm a certeza de que “o diploma não é só o diploma”, diziam, mas “é o culminar de uma etapa onde a Universidade Católica no Porto foi uma casa para nós”. Os estudantes que finalizaram a sua licenciatura na Universidade Católica no Porto tornaram-se agora alumni da Universidade.