"A essência do luxo permanece inalterável. Contudo, é influenciada e influencia o desenvolvimento social, económico e cultural das sociedades”, começa por explicar a diretora do Curso Executivo de Gestão do Luxo da Católica Porto Business School, Mónica Seabra-Mendes. O tema é o mote para trazer à Escola Gilles Lipovetsky, um dos mais proeminentes filósofos e pensadores franceses da atualidade, no próximo dia 18 de setembro, pelas 18h30, para um final de tarde onde se vai perceber quais os desafios que se colocam ao neo-luxo, ou seja, o luxo do futuro. A conversa vai ser dirigida por Mónica Seabra-Mendes e a abertura do evento pelo diretor da Católica Porto Business School, João Pinto.
A escolha de Lipovetsky passa pelos temas aos quais dedicou a sua vida, “aparentemente marginais, mas de grande importância”. Para Mónica Seabra-Mendes, é essencial ouvir quem estudou, por exemplo, “o hipermodernismo, o hiperconsumismo, a moda, o luxo, a autenticidade, a sociedade da sedução e a estetização do mundo”. Na sua opinião, estes são temas relevantes e sensíveis não só em termos económicos, mas na forma como podem vir a influenciar o futuro da espécie humana.
Sediada no norte do país, a Católica Porto Business School faz parte de uma região produtora para grandes marcas de luxo internacionais. “Mas não só, há também muita qualidade na própria produção de nome nacional em indústrias como a ourivesaria, o calçado, o mobiliário, o têxtil ou os vinhos”, enumera Mónica Seabra-Mendes, indicando que o próprio turismo portuense se tem organizado para oferecer mais e melhores experiências na área do luxo.
Sendo um setor que requer criatividade e um entendimento acentuado do design e do artesanal, numa atenção ao detalhe e ao que é feito e pensado a longo prazo, Mónica Seabra-Mendes entende que o Curso Executivo de Gestão do Luxo, que vai abrir em 2024 a sua segunda edição no Porto, “é um primeiro passo para entrar neste mundo e perceber como é que ele funciona”. “Queremos incentivar os profissionais a pensar de forma diferente e por isso escolhemos um pensador de renome para partilhar connosco a sua visão própria”, conclui.
A participação na conferência “Os Desafios do Neo-Luxo” é gratuita, mas requer inscrição obrigatória aqui. Toda a conversa vai decorrer em francês, mas vão estar disponíveis dispositivos de tradução simultânea para quem desejar.
Sobre a Católica Porto Business School (CPBS)
A Católica Porto Business School está entre as melhores escolas de negócios do mundo, fazendo parte de um grupo muito restrito, a nível global, de 1% de escolas com distinções de acreditação EQUIS, AMBA e AACSB. Este reconhecimento atesta a excelência de toda a atividade, incluindo Ensino, Investigação e Impacto na Sociedade. A Católica Porto Business School é uma faculdade da Universidade Católica Portuguesa reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento integral de profissionais para uma sociedade sustentável e global, assim como pela produção de conhecimento nas áreas da Gestão e da Economia. https://catolicabs.porto.ucp.pt