Católica Porto Business School é a que mais sobe no ranking Financial Times das melhores escolas de negócios da Europa

Sexta-feira, Novembro 28, 2025 - 18:27

A Católica Porto Business School volta a destacar-se no panorama internacional ao consolidar a sua presença entre as 100 melhores escolas de negócios europeias, segundo o Financial Times (FT). Na edição de 2025 do “European Business Schools Ranking”, a Escola sobe 13 posições face a 2024, para o 81º lugar, tornando-se a a 6.ª com maior progressão no Top 100 europeu e a escola de negócios portuguesa que mais subiu.

Este desempenho reforça os excelentes resultados alcançados ao longo do ano, com a entrada dos Mestrados em Finanças e em Gestão nos rankings do Financial Times “Masters in Finance 2025” e “Masters in Management 2025”.

O “European Business Schools Ranking”, publicado anualmente pelo Financial Times, grupo editorial britânico, avalia as melhores escolas de negócios europeias, com base em critérios como a qualidade dos programas, a progressão salarial e de carreira dos diplomados, a diversidade de género, a investigação e o impacto académico. Este ranking é reconhecido internacionalmente como referência para estudantes e profissionais que procuram formação de excelência em gestão.

Paulo Alves, Vice-Dean com o pelouro da Qualidade e Acreditações, destaca que “também nos rankings de mestrados do Financial Times, a Católica Porto Business School é a 5ª escola na tabela global com maior aumento salarial para graduados do Mestrado em Gestão, e, no Mestrado em Finanças, é a 3ª melhor business school em termos de progressão de carreira."

Para João Pinto, Dean da Católica Porto Business School, “a subida na tabela de European Business Schools 2025 consolida a nossa presença neste prestigiado ranking e representa mais um passo firme na afirmação internacional da Escola, refletindo a qualidade da formação, a progressão de carreira dos diplomados e o impacto crescente da instituição no panorama académico e empresarial”.

Este resultado reforça também o posicionamento de Portugal no ensino europeu de Gestão: seis escolas de negócios portuguesas integram o Top 100 do Financial Times, um feito notável em termos internacionais, ultrapassado apenas por quatro países de maior dimensão – Alemanha, Espanha, França e Reino Unido.

Com esta distinção, a Universidade Católica Portuguesa vê as suas duas business schools — Católica Porto Business School e Católica Lisbon School of Business and Economics — no ranking das melhores escolas de negócios da Europa. 

Para além das distinções atribuídas pelo Financial Times, a Católica Porto Business School detém o prestigiado estatuto “Triple Crown”, alcançado por apenas 1% das escolas de negócios em todo o mundo, graças às acreditações internacionais EQUIS (EFMD Quality Improvement System, da European Foundation for Management Development), AMBA (Association of MBAs) e AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business). Este reconhecimento atesta a qualidade do seu ensino, da sua investigação e do seu impacto na sociedade.

FT 2025 European rankings Católica Porto Business School