Católica Porto Business School e EY desenvolvem estudo inovador em Portugal

Quarta-feira, Julho 26, 2023 - 18:19

Numa parceria estratégica entre o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada (CEGEA) da Católica Porto Business School (CPBS), a APED e a empresa de consultoria EY, foi desenvolvido um estudo pioneiro no âmbito do comércio omnicanal em Portugal - Omnichannel Maturity Index 2022. A estratégia de omnicanalidade pode descrever-se como uma estratégia de negócio que procura oferecer ao consumidor uma experiência de compra única, em todos os canais - físico, mobile e online.

Com suporte científico da professora Susana Costa e Silva e de Miriam Salomão, a pesquisa teve como objetivo pesquisar, analisar e sistematizar o estado da arte do retalho omnicanal em Portugal, resultando na criação do OmniChannel Maturity Index (Índice de Maturidade Omnicanal), uma ferramenta inovadora que permite avaliar de forma rápida e precisa o grau de maturidade nas diferentes dimensões de um negócio omnicanal.

Através do OmniChannel Maturity Index, as empresas vão poder avaliar a sua agilidade omnicanal em várias dimensões-chave e direcionar os seus esforços para aperfeiçoar pontos específicos das suas operações, melhorando a jornada do cliente e fortalecendo a sua competitividade num mercado cada vez mais dinâmico.

O estudo representa, assim, um marco significativo no campo do comércio omnicanal em Portugal. A expectativa é que esta pesquisa estimule o crescimento e a inovação do setor, incentivando as empresas a procurarem soluções mais integradas e eficientes para atenderem às expectativas dos consumidores modernos.

Pode ler o documento na íntegra aqui.