Católica Porto Business School debateu a relação entre ética e sucesso empresarial

Sexta-feira, Novembro 24, 2023 - 16:27

“In good conscience: do the right thing while building a profitable business” é o título da obra apresentada na Católica Porto Business School, no passado dia 23 de novembro, pelas 18 horas. Escrito por Oriol Iglesias, docente da ESADE, e Nicholas Ind, docente da Kristiania University College, o livro é o resultado do trabalho de investigação conduzido pelos autores nos últimos cinco anos, junto de empresas como a Unilever, a Patagonia ou a Tesco.

Durante a sessão, os autores abordaram a relação entre a ética e o sucesso empresarial e procuraram responder a questões como “As organizações, as marcas têm consciência?” e “Como podemos montar negócios com novos estilos de liderança que permitem construir um negócio lucrativo sem comprometer as gerações futuras?”, mostrando que é possível construir um negócio lucrativo sem comprometer os valores éticos.

Católica Porto Business School_Apresentação do livro_In good conscience

Para Oriol Iglesias, que tem trabalhado, a nível profissional e académico, nas áreas do marketing e da gestão de marcas, “as empresas têm de construir uma consciência organizacional que permita guiar aquelas que são as melhores ações e decisões estratégicas”.

Nicholas Ind acrescentou que o trabalho realizado em conjunto com Iglesias permitiu criar “um modelo de gestão orientado para a transformação das empresas, que fomente essa consciência enquanto se desenvolve um negócio que seja rentável”. Ind sublinhou ainda que a necessidade de construção de uma consciência organizacional é suportada pela extensa investigação que tem sido realizada acerca do tema. “E as nossas sugestões concretas, ao longo do livro, pretendem dar exemplos a quem o ler, ajudar nessa transição que se pretende sempre que seja o mais natural possível”, explicou.

Católica Porto Business School_Apresentação do livro_In good conscience (1)

A mudança tem de passar, também, pelos grandes temas da atualidade, como as alterações climáticas ou as desigualdades sociais. Oriol Iglesias lembrou que estas são questões que preocupam, por exemplo, consumidores e colaboradores. “A preocupação com estes temas, por parte das empresas, leva a mudanças nas mesmas, à criação de negócios mais éticos e, em consequência, mais rentáveis, ao posicionarem-se de forma positiva perante as pessoas”, sustentou o autor.

A temática do livro e todas as questões inerentes vão também ao encontro do extenso trabalho que tem sido realizado pela Católica Porto Business School, já há vários anos e em várias áreas de atuação, nomeadamente através do seu Fórum de Ética e do INSURE.hub.

Católica Porto Business School_Apresentação do livro_In good conscience (3)
Católica Porto Business School_Apresentação do livro_In good conscience (4)