António Ramalho destaca a importância das soft skills durante a sessão oficial de abertura dos mestrados

Sexta-feira, Outubro 13, 2023 - 16:51

No âmbito do “All Aboard 23/24”, o programa de acolhimento aos novos alunos de mestrado, realizou-se esta quinta-feira, dia 12 de outubro, a Sessão Oficial de Abertura com um convidado especial: António Ramalho, antigo aluno da Universidade Católica Portuguesa, ex-CEO do Novo Banco e de outras grandes empresas portuguesas e atual Senior Advisor e Industry Fellow da Católica Porto Business School (CPBS).

A abertura da sessão ficou a cargo de Gonçalo Faria, Diretor Adjunto para os Mestrados, Formação Executiva e Engagement da CPBS que, entre outros pontos, relembrou a aposta permanente da escola num ensino de qualidade e de proximidade às empresas e organizações. E que esta mesma aposta, para além da elevadíssima empregabilidade dos alunos que concluem os seus estudos na escola, tem sido reconhecida também por entidades externas: “Os mestrados desempenham um papel muito importante naquilo que é a estratégia formativa da escola e a prova disso é o número de alunos matriculados que tivemos este ano bem como três dos nossos mestrados estarem agora cotados entre os melhores do mundo."

António Ramalho, na conversa com os alunos, foi destacando diversos pontos. E reforçou a importância das soft skills: “Sucesso, sim ou não? Sim, mas se compreenderem que soft skills necessitam para fazerem o vosso trabalho e para chegar mais longe. As ferramentas teóricas que aprendem não são tudo.”

A capacidade de tomada de decisão foi uma das soft skills mais destacadas ao longo do seu discurso, referindo mesmo que: “A tomada de decisão é uma soft skill crucial, ser capaz de tomar a decisão certa no momento certo, especialmente em tempos de crise”, relembrando ainda que saber gerir tem tudo a ver com não ter medo de decidir e saber resolver dilemas.

António Ramalho encerrou o seu discurso motivando os alunos a tirar o máximo proveito da aprendizagem que a Católica Porto Business School oferece: “Daqui a 10 ou 20 anos alguns de vocês estarão no topo. A minha geração, por exemplo, não foi capaz de decidir onde construir um aeroporto, nem de resolver os problemas da Segurança Social. Mas é para isto que aqui na CPBS vos estamos a formar. Para terem capacidade de tomarem as grandes decisões, as que fazem a diferença.”

A sessão contou com a presença dos alunos dos mestrados da Católica Porto Business School em Auditoria e Fiscalidade, Business Economics, Finance, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Marketing.

Recentemente, três destes mestrados - Gestão, Finanças e Marketing – entraram para o QS Business Master’s Rankings, um dos rankings mundiais mais influentes e que distinguem os melhores programas de mestrado do mundo. Na avaliação dos três cursos, a escola distinguiu-se em indicadores como a diversidade de estudantes e docentes, o impacto da investigação desenvolvida e o nível salarial atingido pelos graduados em início de carreira.

Católica Porto Business School_António Ramalho_Masters’ Official Opening Session (4)
Católica Porto Business School_António Ramalho_Masters’ Official Opening Session (3)
Católica Porto Business School_António Ramalho_Masters’ Official Opening Session (1)
Católica Porto Business School_António Ramalho_Masters’ Official Opening Session (2)