Joachim Karl, aluno da licenciatura de Gestão da Católica Porto Business School, destacou-se ao vencer a "Tech Challenge" do UnternehmerTUM, um dos maiores centros de startups da Europa. Durante o programa de mobilidade na TUM - Technical University of Munich, Karl e a sua equipa foram vencedores da competição de empreendedorismo com o projeto “RideSync”.
Após esta conquista, os alunos desenvolveram uma aplicação-protótipo do projeto para se candidatarem ao Hult Prize. A equipa conseguiu alcançar as finais globais no Dubai, tendo o seu projeto sido selecionado entre as 3,6% melhores de 10.000 startups em concurso.
Nas palavras dos estudantes, "o RideSync é uma solução que combina o transporte de encomendas e passageiros num sistema eficiente. O nosso método de rotas semi-flexíveis permite que os autocarros façam paragens tanto em pontos fixos quanto flexíveis. As paragens fixas são pré-determinadas, enquanto as paragens flexíveis são localizadas entre elas e só são feitas quando um cliente solicita uma recolha ou entrega. Além disso, os nossos autocarros entregam e recolhem encomendas em cada paragem fixa, ao lado dos pontos de recolha de encomendas.”
A equipa de Joachim Karl pretende continuar a trabalhar no projeto, com o objetivo de melhorar os transportes urbanos e o mercado logístico na Alemanha, na Europa e no mundo.
A Católica Porto Business School assume o compromisso de se tornar uma escola global, e procura reforçá-lo através das oportunidades de internacionalização que proporciona aos seus alunos.