O Banco de Portugal atribuiu o Prémio Professor Jacinto Nunes aos melhores alunos da Licenciatura em Economia no ano letivo de 2022/2023. A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 9 de janeiro, na Filial do Banco de Portugal, no Porto, e foi presidida pelo Governador, Mário Centeno.
Bruno Filipe Gonçalves Abreu, aluno da Católica Porto Business School, foi um dos premiados. “Foi uma honra poder ver reconhecido todo o estudo e esforço dos últimos três anos através da atribuição deste prémio. Espero que esta iniciativa continue durante muitos anos e suceda quanto ao seu objetivo de valorizar e incentivar o estudo da Economia”, refere o atual aluno do Mestrado em Finanças e alumni com a melhor média da Licenciatura em Economia no ano letivo passado.

João Pinto, Diretor da Católica Porto Business School, também marcou presença na cerimónia. “Este prémio é, não só, o reconhecimento de três anos de esforço e dedicação, mas é também um incentivo para que os nossos alunos continuem a procurar a excelência no estudo das ciências económicas.”

O prémio Professor Jacinto Nunes é atribuído anualmente e distingue, para cada um dos estabelecimentos de ensino selecionados, o aluno que, no ano letivo anterior, tenha obtido a melhor média final da Licenciatura em Economia. Com este prémio, o Banco de Portugal pretende contribuir para o reconhecimento do mérito numa área de estudos central para a missão que prossegue.
Criado em 1987 sob a designação “Prémio Banco de Portugal”, o prémio para os melhores alunos da Licenciatura em Economia foi renomeado em 2016 em homenagem ao professor Manuel Jacinto Nunes, um dos economistas mais ilustres da segunda metade do século XX em Portugal. Além de ter sido Vice-Governador (1960-1974) e Governador (1974-75 e 1980-85) do Banco de Portugal, Manuel Jacinto Nunes foi vice-primeiro ministro e ministro das Finanças no IV Governo Constitucional (1978-79).
