Alumna e docente da CPBS publicam artigo na revista Cadernos do Mercado de Valores Mobiliários

Terça-feira, Setembro 12, 2023 - 15:00

Carolina Gomes Baltazar, alumna do Mestrado em Auditoria e Fiscalidade da Católica Porto Business School, e Luísa Anacoreta, docente da Escola, publicaram um artigo na revista Cadernos do Mercado Mobiliário de Valores. Com o tema “Indicadores de Qualidade da Auditoria: o modelo português”, o artigo resulta do trabalho final de mestrado realizado por Carolina Gomes Baltazar e orientado por Luísa Anacoreta.

O foco principal foi analisar a realidade nacional, por forma a melhorar a qualidade da auditoria e o aumento da transparência. O objeto de estudo foi, assim, o recente modelo de AQI (Indicadores de Qualidade de Auditoria), desenvolvido pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, comparando-o aos modelos internacionais de referência.

Para as autoras, “foram traçadas algumas conclusões que podem ser úteis na tomada de decisão, como a importância da seleção e divulgação das métricas para que sejam atingidos os objetivos a que o modelo se propõe, a necessidade de a informação ser comparável e a regulação ser clara quanto à obtenção de dados e ao cálculo dos indicadores, a relevância das narrativas que acompanham a divulgação dos AQI), e a adequação das métricas ao mercado e ao contexto”.

O artigo agora apresentado não representa o final do trabalho desenvolvido. “Há, no próprio artigo, sugestões de investigação futura, como análises à implementação de modelos de AQI, com particular atenção, por exemplo, a mudanças no modelo atual de auditoria”, apontam Carolina Gomes Baltazar e Luísa Anacoreta.

O artigo publicado pelas duas investigadoras pode ser consultado na íntegra aqui.