Propinas e bolsas

Propinas e outras taxas a considerar

Para saberes os valores em vigor, consulta toda a informação aqui. E qualquer dúvida, fala connosco!

Bolsas de Mérito

A Direção da Católica Porto Business School decidiu criar um conjunto de Bolsas de Estudo com o propósito de premiar o mérito dos alunos cujo desempenho académico assim o justifique. As mesmas consistem na isenção total de pagamento de propinas até ao limite máximo de 36 ECTS por semestre e também das taxas de inscrição e matrícula.
São elegíveis para atribuição de bolsa os candidatos que tenham uma média de candidatura de no mínimo 16,0 valores de uma instituição de ensino superior portuguesa ou apresentem um GMAT com classificação igual ou superior a 650 pontos.
As bolsas de mérito podem ser renovadas em cada semestre. Os critérios de elegibilidade para atribuição de bolsa no 2º e 3º semestre de mestrado são:

• Conclusão de um mínimo de 30 ECTS por semestre, na componente curricular, com ausência de reprovações em qualquer das épocas de exame: normal e recurso;
  • Média ponderada por créditos, das classificações obtidas na totalidade das disciplinas inscritas no semestre anterior ao da atribuição da bolsa, igual ou superior a 16,0 valores.

Os alunos que concluírem a licenciatura numa instituição de ensino superior estrangeira apenas serão elegíveis para atribuição de bolsa se apresentarem um GMAT com classificação igual ou superior a 650 pontos.

Consulte aqui o regulamento para candidatos nacionais.
Consulte aqui o regulamento para candidatos internacionais de língua oficial portuguesa.

Bolsas Sociais

Existem Bolsas Sociais para apoiar o pagamento da propina: Bolsas da Direção Geral de Ensino Superior e Bolsas Sociais da Universidade Católica Portuguesa.

Para mais informações pode dirigir-se à Área de Estudantes e Empregabilidade (ee.bolsas@ucp.pt; 22 619 62 26).

Bolsas por mérito DGES
Atribuídas pelos estabelecimentos de Ensino Superior Público e Privado, aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior.

Bolsas de estudo para Alunos Internacionais

A Católica Porto Business School concede anualmente 10 bolsas de estudos a candidatos provenientes de outros países, que tenham uma nacionalidade não portuguesa e não residam em Portugal. O valor da Bolsa cobre o primeiro ano de taxas escolares do Programa de Mestrado escolhido, de acordo com o fixado na Tabela de Taxas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) em vigor, em cada ano letivo. Os critérios de atribuição das bolsas baseiam-se numa entrevista e na média de candidatura ao Mestrado. Saiba mais aqui

Apoios Sociais

Cada estudante deverá contar com pagamento parcial da propina (Taxa de Esforço). O Apoio Social da Católica consiste num adiantamento ao aluno. Uma vez concluído o curso, o valor global dos apoios atribuídos ao aluno terá de ser devolvido à Universidade, sem qualquer juro. É condição candidatar-se, simultaneamente, às bolsas DGES.

Desconto direto no valor das propinas para os alunos da UCP

Bolsas de Estudo para estudantes nacionais e internacionais não titulares de grau. Candidatura após aceitação no Ensino Superior. Encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída pelo Estado, a fundo perdido.
Simulador de Bolsa de Estudo

O sistema de garantia mútua que torna possível aos estudantes do Ensino Superior aceder a melhores condições junto do sistema financeiro para financiamento das necessidades associadas à sua formação.
Montante de crédito entre os € 1.000 e os € 5.000, por ano de curso, considerando a conclusão do curso sem reprovação, com um máximo de € 30.000 (trinta mil euros) para os cursos de 6 anos.

Outros Apoios

São disponibilizadas para estudantes do ensino superior, por todo o país, camas através de pousadas, hotéis, hostels e alojamento local, os quais permitem disponibilizar alojamentos para os estudantes em condições de conforto, qualidade e segurança.