Rui Soucasaux Sousa, professor catedrático da Católica Porto Business School, é co-editor da edição especial do Journal of Operations Management centrada na gestão de operações “last-mile”, em colaboração com Elliot Rabinovich (Arizona State University), Niels Agatz (Erasmus University) e Jan Fransoo (University of Tilburg). Esta revista é uma das mais conceituadas na área da Gestão de Operações e integra a prestigiada lista do Financial Times das melhores revistas científicas na área da Gestão.
No âmbito desta edição especial, os investigadores publicaram um artigo editorial intitulado “Innovations, Technologies, and the Economics of Last-Mile Operations: A Call for Research in Operations Management”. Este artigo analisa os desafios das operações de “last mile” e destaca as principais áreas onde a investigação em Gestão de Operações pode contribuir para melhorar a eficiência e a experiência dos agentes envolvidos.
As operações de última milha consistem em entregar bens ou serviços diretamente ao destinatário no local e horário escolhidos. Exemplos incluem a entrega de uma encomenda comprada online diretamente na casa de um cliente ou a deslocação de uma ambulância, com equipamentos e consumíveis médicos, para atender a um paciente em situação de emergência.
“Na economia de hoje, as operações de última milha tornaram-se indispensáveis e têm um impacto económico e social significativo. São, no entanto, extremamente desafiantes de gerir, uma vez que implicam chegar a clientes dispersos geograficamente. Adicionalmente, estes serviços podem ter externalidades negativas, como sejam a congestão e poluição associadas aos veículos de entrega. Com este artigo, pretendemos estimular a investigação sobre os grandes desafios que se colocam à prestação destes serviços de forma eficaz e sustentável”, refere Rui Soucasaux Sousa.
Leia o artigo completo aqui.