Fundado em 1991, o CEGEA – Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada coloca ao dispor da comunidade os recursos e capacidades da Católica Porto Business School. O CEGEA alia a capacidade de investigação e a independência universitárias com a atenção ao cliente própria de uma empresa de consultadoria.

Áreas de atividade e clientes

Os estudos desenvolvidos pelo CEGEA incidem sobre as mais variadas áreas da Economia e da Gestão, desde a Economia Industrial, Concorrência e Regulação ao Marketing, da Economia Rural, do Ambiente e dos Recursos Naturais ao Negócio Internacional, ou da Economia Social à Gestão de Recursos Humanos. Embora isso não constitua uma limitação às suas atividades, o CEGEA privilegia temas com especial relevância para a comunidade em que se insere, e nomeadamente para o Norte de Portugal.

Entre os clientes ou financiadores de estudos e projetos do CEGEA encontram-se instituições internacionais, como a OCDE e a Comissão Europeia, instituições públicas portuguesas, como o Ministério do Ambiente, o Ministério da Economia, o ICEP, a Autoridade da Concorrência, a Entidade Reguladora da Saúde, a Entidade Reguladora da Comunicação Social, o Instituto Nacional do Transporte Rodoviário, o Instituto dos Vinhos do Porto e Douro e a Comissão de Coordenação da Região Norte, associações empresariais, como a Associação Empresarial de Portugal, a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional da Indústria de Moldes, instituições como a Bolsa de Derivados do Porto ou a Ordem dos Médicos Dentistas e diversas empresas privadas.

Fórum de Ética

Integrado no CEGEA, temos ainda o Fórum de Ética, um espaço de encontro que tem como objetivo promover a ética empresarial e nas organizações, através da troca de experiências, da reflexão conjunta e da criação e partilha de conhecimento. O Fórum reúne três vezes por ano para reflexão e debate conjunto, partilhando informação com a comunidade através da promoção de artigos e outros recursos. Promove ainda a criação de conhecimento através de estudos e publicações científicas e eventos ligados à ética nas organizações.