Está cordialmente convidado a participar no próximo CEGE4ALL: Markets & Policy Seminar, com Lukasz Grzybowski, sobre “The Impact of the New EU Energy Label 2021 on Energy Consumption of Domestic Appliances”.
Local: Católica Porto Business School, Edifício Paradiso, Sala EP004
Data: 21 de outubro
Hora: 11h30 – 12h30
Formato: híbrido (online ou presencial)
Por favor, inscreva-se até 20 de outubro.
Analisamos as mudanças no consumo anual de energia de frigoríficos vendidos em quatro países europeus — Bélgica, França, Alemanha e Polónia — entre 2019 e 2022. Especificamente, examinamos se a introdução de novas regulamentações de rotulagem energética, que entraram em vigor em março de 2021 (o Novo Rótulo Energético da UE 2021), levou a melhorias na eficiência energética. Os nossos dados revelam diferenças significativas no consumo médio de energia ponderado pelas vendas de frigoríficos nesses países. A Alemanha e a Bélgica apresentam níveis substancialmente mais baixos de consumo de energia, provavelmente devido a diferenças nos portfólios de produtos e no comportamento de compra dos consumidores. Em contrapartida, os consumidores na França e na Polónia tendem a comprar modelos menos eficientes em termos energéticos. Entre março de 2021 e dezembro de 2022, após controlar as características dos frigoríficos que afetam o consumo de energia, o consumo médio de energia diminuiu 2,8% em França, 3,4% na Bélgica e 3,5% na Alemanha e na Polónia. Em seguida, estimamos um modelo de procura logit aninhado que incorpora o custo do consumo de energia num horizonte de 15 anos. As nossas estimativas sugerem que, exceto na Polónia, os consumidores geralmente subestimam o custo do uso de energia ao comprar frigoríficos, tanto sob as antigas como sob as novas regulamentações de rotulagem. Por fim, usamos o modelo para realizar simulações contrafactuais do impacto no consumo médio de energia dos frigoríficos comprados, incluindo um cenário político que proíbe a venda dos modelos menos eficientes em termos energéticos.

Lukasz Grzybowski
Lukasz Grzybowski é Professor Catedrático de Economia na Faculdade de Ciências Económicas da Universidade de Varsóvia e professor na École Polytechnique, em Paris. É doutorado em Economia pela Universidade de Munique e possui habilitação pela Universidade Panthéon-Sorbonne, em Paris. Anteriormente, ocupou cargos na Télécom Paris, na Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, e em outras universidades europeias.
A sua investigação centra-se na Organização Industrial Empírica e foi publicada em revistas de renome, incluindo American Economic Journal: Microeconomics, Journal of Industrial Economics, Journal of Economics and Management Strategy, International Journal of Industrial Organization, entre outras.