CEGE4All: Markets & Policy Seminar

Sexta-feira , 28 de Novembro 2025 - 11:30

Paradise Building, Room EP002

Portugal
Show map

É com muito gosto que o(a) convidamos a assistir ao próximo CEGE4ALL: Markets & Policy Seminar, com Michelle Sovinsky, sobre o tema “More Joint Use? A Bundle Choice Model of Youth Multi-Substance Use and Legalization Implications”

Local: Católica Porto Business School, Edifício Paraíso, Sala EP002
Data: 28 de novembro
Hora: 11h30 – 12h30
Formato: híbrido (online ou presencial)

Inscreva-se aqui

A inscrição deve ser efetuada até 27 de novembro.

A maioria dos norte-americanos é favorável à legalização da marijuana a nível nacional. O ambiente legal em constante evolução afeta as decisões de consumo, incluindo o uso conjunto com substâncias legais. Os estudos realizados ao nível estadual sobre a legalização carecem de generalização devido à diversidade de regulamentações e aos efeitos de contágio entre estados. Utilizando dados do estudo Monitoring the Future (2004–2013), período em que a marijuana recreativa era ilegal em todos os estados, este trabalho estima um modelo de consumo múltiplo de substâncias por jovens (marijuana, álcool e tabaco, isoladamente e em combinação). O enquadramento proposto capta o consumo combinado, o acesso limitado e a persistência. O estudo isola os efeitos das mudanças relacionadas com a legalização — acesso, fiscalização e qualidade — e simula o impacto da legalização a nível nacional sob diferentes regimes fiscais aplicados a múltiplas substâncias. Do ponto de vista metodológico, iintroduz o primeiro modelo bayesiano de escolhas combinadas que considera correlações de preferências não observadas e limitações do conjunto de escolhas. Os resultados indicam que os chamados “sin goods” (bens de consumo com efeitos negativos na saúde, como tabaco e álcool) funcionam como complementares e que a legalização aumentaria o consumo juvenil de 29% para 39%, sobretudo devido ao uso conjunto com outras substâncias. O estudo conclui que aumentos fiscais coordenados sobre estes produtos, aliados à fiscalização policial, podem mitigar esse aumento. Este trabalho oferece ferramentas inovadoras para desenhar políticas eficazes focadas nos jovens no contexto pós-legalização.

Michelle-Sovinsky-catolica-porto-business-school

 

Michelle Sovinsky é professora de Economia na Universidade de Mannheim, investigadora do Centro de Investigação em Política Económica (CEPR), associada do Instituto Becker Friedman da Universidade de Chicago e membro do Conselho Consultivo Económico para a Política de Concorrência da Comissão Europeia. A sua investigação centra-se na utilização de modelos de teoria dos jogos com análise empírica para examinar questões políticas na organização industrial e na saúde aplicada. A sua investigação abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo a tomada de decisões individuais com informação limitada e as implicações para o poder de mercado, a política de concorrência e os mercados de produtos ilícitos. A sua investigação tem implicações para a conceção de políticas de saúde pública e de concorrência e foi publicada na American Economic Review, Econometrica e International Economic Review. Recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (2017-202) para o projeto «Produtos ilícitos, concorrentes desconhecidos e comportamento ilegal» (FORENSICS). Michelle Sovinsky é doutorada em Economia pela Universidade da Virgínia e lecionou nos Estados Unidos (na Universidade do Sul da Califórnia) e na Europa, tendo sido professora visitante nos Estados Unidos, Europa e Austrália. 

Próximos Eventos

21
Out
11:30
13
Nov
11:30