LeadLab

O LEAD.lab é um centro de conhecimento em liderança da Católica Porto Business School. Encara a liderança como um processo que envolve líderes e liderados. Assume que o desempenho das equipas e das organizações resulta desse processo de influência recíproca – e que as boas organizações requerem bons líderes e bons liderados. Neste contexto, o LEAD.lab tem como missão contribuir para a liderança humanizada, virtuosa e eficaz das equipas e das organizações. É seu objetivo fundamental gerar conhecimento, sobretudo na área da liderança através de um processo de duplo sentido: o conhecimento emergente da investigação realizada nas organizações é divulgado/transferido para as mesmas.

O LEAD.lab criou uma ferramenta 360º, denominada “A minha liderança”, para desenvolvimento de líderes. “A minha liderança” envolve cinco domínios: (1) motivações para liderar; (2) forças pessoais; (3) forças relacionais; (4) forças de equilíbrio; (5) eficácia na liderança da equipa. Permite ao/à líder comparar a forma como se descreve com a forma como os observadores o/a descrevem. É uma fonte de autoconhecimento para desenvolvimento. Pode ser usada em processos de formação, desenvolvimento e coaching que a Católica Porto Business School procurará satisfazer.

O LEAD.lab também realiza estudos de clima organizacional que facultam às organizações informação relevante para a tomada de decisão nos domínios da liderança e da gestão de pessoas. Os diagnósticos são customizados, sendo desenhados de acordo com as necessidades dos parceiros e clientes.