Sandra Martins Pereira preside Comissão Científica do maior congresso mundial de cuidados paliativos

Quinta-feira, Junho 22, 2023 - 16:27

Sandra Martins Pereira é a primeira cidadã portuguesa a presidir a Comissão Científica de um congresso da European Association for Palliative Care (EAPC), o maior evento mundial de cuidados paliativos.

A Investigadora Principal da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na área de Ética e Sustentabilidade, no Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE) da Católica Porto Business School, desempenhou o papel de Presidente da Comissão Científica do 18º Congresso Mundial da EAPC. Sob o tema “Equidade e Diversidade”, o evento realizou-se em Roterdão, entre os dias 15 a 17 de junho, e reuniu especialistas, profissionais e investigadores da área, provenientes de mais de 50 associações de 30 países.

Na sessão de abertura, após as palavras proferidas pelo Exmo. Sr. Ministro da Saúde dos Países Baixos, Sandra Martins Pereira, na sua mensagem, destacou a necessidade de promover uma abordagem integrada dos cuidados paliativos, com foco no tema central do congresso, e realçou a importância de investir em investigação inovadora e essencial para diminuir iniquidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas com necessidades paliativas e seus familiares. O discurso completo pode ser consultado aqui.

Durante quatro dias, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar experiências, práticas e conhecimentos valiosos, relacionados com a temática "Equidade e Diversidade", promovendo a melhoria contínua dos cuidados paliativos e enfatizando a importância de assegurar um acesso equitativo a estes cuidados, independentemente da origem cultural, social ou económica.

A investigadora salienta que a participação neste congresso “assinala o reconhecimento do trabalho desenvolvido na área de Investigação em Ética e Sustentabilidade, mais concretamente em cuidados paliativos, do CEGE”, reforçando que o centro de investigação está, atualmente, a realizar investigação sobre os aspetos éticos e organizacionais dos cuidados de saúde e a efetividade comparativa de diferentes modelos de prestação de cuidados. Além disso, está em curso “um projeto de investigação europeu, financiado pelo programa Horizonte Europa, PAL-CYCLES, focado nas transições de cuidados que procura melhorar a qualidade de vida e os cuidados prestados aos doentes com cancro avançado e às suas famílias”. No âmbito do projeto PAL-CYCLES, o CEGE liderabum Work Package sobre a Análise ética, sociocultural e política dos processos de transição de cuidados em centros clínicos prestadores de cuidados oncológicos.

Ainda no âmbito deste congresso, foi dado início a um projeto COST intitulado COllaboratively DEveloped culturallY Appropriate and inclusive Assessment tool for Palliative Care EDUcation (CODE-YAA@PC-EDU). Além de outras atividades científicas, a equipa do CEGE será responsável pelo desenvolvimento e implementação de dois programas formativos: Empowering leadership e Ethics in palliative and end-of-life care.

A participação da investigadora neste congresso, para além de reforçar a posição de Portugal na vanguarda da investigação em cuidados paliativos a nível nacional e internacional, demonstra o compromisso do CEGE em promover investigação inovadora na área de Ética e Sustentabilidade.