O Professor Nuno Ornelas Martins, docente da Católica Porto Business School e Presidente do Conselho Científico da escola, foi orador principal no workshop inaugural da iniciativa GirtonTalks, que celebrou os 120 anos do nascimento de Joan Robinson, em Cambridge. O evento, intitulado "Joan Robinson and the Cambridge Reconstruction of Economic Theory", está disponível em acesso aberto aqui.
Joan Robinson é amplamente reconhecida como a economista mais importante do século XX e uma das figuras mais influentes na história da economia. O artigo analisa as suas contribuições para a teoria económica, começando com a sua análise sobre a concorrência imperfeita e passando pela sua participação na revolução keynesiana - Antes de Keynes, a teoria económica dominante baseava-se no laissez-faire e na crença de que os mercados, quando deixados por si, se autoajustariam para alcançar o pleno emprego.
Na fase final da sua carreira, Robinson rejeitou várias teorias estabelecidas, uma atitude muitas vezes vista como niilismo teórico (uma postura filosófica ou crítica em relação à validade ou utilidade de teorias estabelecidas). No entanto, é também nesse período que Joan Robinson esboça um plano radical para reconstruir a teoria económica, focando-se na distribuição de riqueza e na sua abordagem de tempo histórico. O artigo do Professor Nuno examina os desafios deste projeto e o seu impacto contínuo.
Este não é o primeiro trabalho do Professor Nuno Ornelas Martins sobre a escola de Cambridge. Autor do livro “The Cambridge Revival of Political Economy”, tem-se dedicado a explorar o legado desta tradição, com especial enfoque no trabalho de Joan Robinson. No ano passado, publicou um artigo no Cambridge Journal of Economics intitulado “Joan Robinson and the Reconstruction of Economic Theory”, onde explora o papel de Joan Robinson na redefinição da teoria económica e a sua visão crítica sobre teorias tradicionais.