O papel da Inteligência Artificial Generativa no futuro profissional em debate na Universidade Católica

Terça-feira, Setembro 16, 2025 - 15:03

“Generative AI is the driver of transformation”, disse Christian Stender, Global Head of AI for Tax & Legal da KPMG Internacional, no seminário “Moldar o Futuro: O Impacto da GenAI na Próxima Geração de Profissionais”, promovido pela Universidade Católica Portuguesa no Porto, através da Católica Porto Business School e da Faculdade de Direito (Escola do Porto), e em parceria com a KPMG.

Durante o evento, Christian Stender deixou várias pistas que ajudam a refletir sobre uma questão central: qual será o impacto da Inteligência Artificial Generativa no futuro dos profissionais? Christian Stender partilhou a visão da empresa sobre o papel da GenAI no futuro das profissões: o modo como está a transformar as organizações, a redefinir competências e a simplificar processos. Perante o impacto inegável da IA nas nossas vidas, e tendo em conta que “a inteligência artificial está a alcançar a equivalência intelectual mais rapidamente do que nunca”, recordou que “a única certeza que temos é a de que precisamos de mudar, precisamos de nos adaptar à mudança.

O orador apresentou também o programa da AI TAX Academy, da KPMG, concebido para tirar o máximo partido da GenAI através de uma abordagem completa, robusta e prática, com a duração de três meses e com sessões presenciais. O programa sublinha que o verdadeiro motor da transformação é o conhecimento e que as pessoas estão no “coração” desse processo. Nesse sentido, defende que a integração sustentável da IA começa nas pessoas, que é essencial preparar as equipas para novas formas de trabalho, fomentar uma cultura de aprendizagem contínua e apoiar os colaboradores em todas as fases da adoção.

Marcaram presença no evento  o diretor da Católica Porto Business School, João Pinto, o diretor da Faculdade de Direito – Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Fontaine, e o Head of Tax da KPMG Portugal, Luís Magalhães.

“Este seminário foi uma oportunidade para refletir sobre como a tecnologia pode impactar áreas tão estruturantes como o Direito e a Fiscalidade. É essencial que os futuros juristas compreendam os desafios e as oportunidades trazidos pela GenAI,” sublinha Manuel Fontaine.

Para João Pinto, “a Inteligência Artificial Generativa está a transformar profundamente o modo como trabalhamos e exigirá, de todos os profissionais, novas competências. Por este motivo, é fundamental que as universidades preparem os seus estudantes para esta realidade em rápida evolução.”

Luís Magalhães destaca que “a GenAI está a transformar a missão e os processos da função fiscal (tanto os nossos como os dos Clientes), reforçando a gestão e o rigor das tarefas de compliance, mas, sobretudo, potenciando a proatividade e foco em funções e tarefas de valor acrescentado. A KPMG está na linha da frente desta transformação e quer partilhar esse conhecimento com a próxima geração de consultores e com os nossos clientes.”

O seminário realizou-se no dia 16 de setembro, no campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa, juntando especialistas, professores e estudantes numa reflexão conjunta sobre o papel decisivo da GenAI no futuro das profissões.

Fotografias - O papel da Inteligência Artificial Generativa no futuro profissional em debate na Universidade Católica

media-content

media-content

media-content