Guilherme da Costa Pimenta e Xavier Silva Cunha ganham Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2023

Terça-feira, Novembro 7, 2023 - 15:13

Guilherme da Costa Pimenta, aluno do 2º ano da licenciatura de Gestão na Católica Porto Business School, e Xavier Rendeiro Silva Cunha, aluno do 2º ano da Dupla Licenciatura em Direito e Gestão na Católica Porto Business School e Escola do Porto da Faculdade de Direito, são dois dos quatro estudantes da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que receberam a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2023.

Guilherme da Costa Pimenta vê com “enorme orgulho” esta distinção: “É um grande reconhecimento de todo o esforço e dedicação que orientam o meu percurso académico, sendo o estímulo ideal para me manter motivado”. Para  futuros candidatos, refere: “Apesar de a bolsa ser apelidada de “Novos Talentos”, o talento é apenas 1% da fórmula do sucesso. São o trabalho árduo e a resiliência que nos permitem chegar mais longe, como alunos, e como pessoas.”

Xavier Rendeiro Silva Cunha espera “poder enriquecer o seu percurso académico, intelectual e pessoal, ao ter um primeiro contacto com o mundo da investigação, aproveitando as oportunidades internacionais que a Bolsa possibilita”. E para quem se queira candidatar no futuro, acrescenta: “recomendo, naturalmente, o empenho e estudo necessários a preencher os requisitos quantitativos para a bolsa. Por outro lado, e talvez mais difícil, diria a um potencial candidato para procurar cultivar um gosto genuíno pela investigação, que nada é senão a busca do conhecimento, que deve nortear qualquer aluno, mas, em especial, qualquer bolseiro”.

Da UCP foram ainda premiadas Marta Cansado, da licenciatura em Direito da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP, e Camila Monteiro da licenciatura de Gestão na Católica Lisbon School of Business and Economics. Os quatro alunos foram reconhecidos como estudantes excecionais pela Fundação Calouste Gulbenkian e terão a oportunidade de participar num programa imersivo de enriquecimento de talento.

Bolsa Gulbenkian Novos Talentos pode chegar aos três mil e quinhentos euros e pretende estimular a iniciação à investigação, através de apoios ao prosseguimento dos estudos, à realização de cursos de formação avançada, participação em conferências e escolas de verão, estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros. Inclui ainda um programa integrado que envolve o acompanhamento de tutores, comissões científicas, retiros científicos e workshops.

EdifícioCatólciaPortoBusinessSchool