No dia 16 de maio, o Fórum de Ética da Católica Porto Business School apresentou o Livro Coletivo “Ética e Trabalho Híbrido: Proximidades e Distâncias” e o documentário “O Melhor de Dois Mundos?”, de Henrique Manuel Pereira, docente da Escola das Artes da Universidade Católica.
“Complementando o inquérito «Trabalho Híbrido: no Rescaldo da Pandemia» esta versão do livro e o documentário são o culminar deste estudo anual que permitiu reunir abordagens, visões e experiências sobre este modelo de trabalho” salienta Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School.
A construção deste livro coletivo foi pensada “como uma janela aberta, um espaço de escuta, que se vai alargando à medida que é lido e coconstruído. As narrativas recolhidas, através do convite à reflexão sobre a experiência ética, portanto relacional, que cada um viveu, vive ou irá viver em contexto de trabalho híbrido, podem ser laboratório de experiência em pensamento para cada um dos leitores”. Trata-se de “um tecido de narrativas aberto a outras vozes para, em conjunto, (re)pensarmos o que verdadeiramente importa no contexto do trabalho de cada um e de todos nós. Os textos partilhados podem assim ser fonte de outros textos/ narrativas/ poemas/ pensamentos que sejam impulsionadores da criação de espaços seguros nas organizações para conversar sobre ética”.
Por sua vez, com olhos no futuro, o documentário "O Melhor de Dois Mundos?" questiona o trabalho presencial e remoto, com base em testemunhos empresariais.
No final da sessão, foi desvendado o tema do próximo estudo anual “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho”.
O Fórum de Ética, reafirma, assim, o seu compromisso de promover a ética empresarial, através da troca de experiências, da reflexão conjunta e da criação e partilha de conhecimento.