Cristina Trocin, investigadora do CEGE (Centro de Estudos em Gestão e Economia) e docente na Católica Porto Business School, publicou recentemente um artigo na prestigiada revista científica Information Systems Journal. Como parte do seu doutoramento, a investigadora conduziu um estudo acerca de Electronic Health Record (EHR) - Registos Eletrónicos de Saúde, que serviu de base ao artigo "Como surgem as consequências não intencionadas da implementação de EHR? Uma perspetiva de affordance."
Cristina Trocin, juntamente com os coautores Prof. Gwanhoo Lee, Prof. Roberta Bernardi e Prof. Suprateek Sarker, tem como objetivo “explicar como surgem as consequências não intencionadas da implementação de EHR”. “Através de um estudo de caso em Itália e da teoria de atualização de affordances, a nossa análise destaca a interação entre tecnologia, fatores psicossociais e constrangimentos/facilitadores organizacionais. Fornecemos insights para gerir as consequências não intencionadas enquanto se maximizam os benefícios.”
Segundo Cristina Trocin, “os resultados e insights (do estudo) contribuem para a literatura sobre consequências não intencionadas e ajudam as organizações a melhorar a implementação de novos sistemas.”
Leia o artigo completo aqui, publicado na Information Systems Journal (disponível em inglês).
Relato da autora:
"Desde o início da minha jornada académica, tenho uma grande paixão pelo poder transformador das tecnologias digitais em capacitar tanto os utilizadores como as organizações a alcançarem os seus objetivos. Durante o meu doutoramento, concentrei-me em desvendar as dinâmicas multifacetadas entre a tecnologia e os especialistas em saúde nas organizações de saúde. Considero-me incrivelmente afortunada por ter tido a oportunidade de investigar a implementação de um Registo Eletrónico de Saúde (EHR) numa região do nordeste da Itália precisamente no momento em que esta transformação começou. Esta coincidência única, combinada com o acesso excecional ao campo através do Consorzio Arsenàl.IT, proporcionou-me insights inestimáveis sobre os mecanismos intricados através dos quais os serviços de saúde são desenvolvidos, implementados e prestados.
Recentemente, os meus co-autores, Professor Gwanhoo Lee, Professora Roberta Bernardi, Professor Suprateek Sarker, e eu tivemos o privilégio de publicar o nosso artigo de investigação intitulado "How do unintended consequences emerge from EHR implementation? An affordance perspective" numa revista de referência com classificação de 4 estrelas: Information Systems Journal. Estou entusiasmado por disseminar os nossos resultados dentro da comunidade de investigação, com a qual sinto uma forte ligação, e por contribuir para o conhecimento coletivo da área. Expresso a minha sincera gratidão aos meus co-autores pelo seu excelente trabalho, brilhante forma de pensar, escrever, pela sua liderança, orientação, inspiração, e constantes palavras amáveis e de apoio. Não existem expressões suficientes para transmitir adequadamente a profundidade da gratidão que sinto pelos meus co-autores."